terça-feira, 30 de setembro de 2008

I Curso de Metodologia de Pesquisa em Saúde da População Negra





De 17 a 28 de novembro próximo, será realizado em Campinas (SP) o Curso de Metodologia de Pesquisa em Saúde da População Negra. A idéia surgiu quando o Comitê Técnico Saúde da População Negra e a Área Técnica Saúde da População Negra, do Grupo Técnico de Ações Estratégicas (GTAE/SES), propuseram organizar o curso, em parceria com o Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp. O Nepo possui experiência acumulada com a formação de profissionais e integrantes dos movimentos sociais por meio do "Programa de Saúde Reprodutiva e Sexualidade" e "Programa Interinstitucional de Treinamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva".
O objetivo do curso é qualificar a coleta do quesito cor, formar, treinar profissionais para melhorar a cobertura e qualidade da coleta, aprofundar a investigação sobre saúde da população negra e subsidiar a elaboração de políticas públicas para populações em situação de vulnerabilidade. Vale destacar que desde 2004 a Secretaria de Estado da Saúde investe na melhoria e qualidade da informação raça/cor nos sistemas de informação e na qualificação dos profissionais do SUS-SP, por meio do "Projeto implementação do quesito cor/raça/etnia no Estado de São Paulo". É crescente o número de municípios, profissionais, gestores e movimentos sociais envolvidos com o tema saúde da população negra.
Estudos evidenciam a interface entre desigualdades sociais, de gênero, raça/cor, e o processo saúde, doença, cuidado e morte. Todavia, o campo saúde da população negra carece ainda de estudos explicativos sobre o porquê dos diferenciais nos indicadores de morbidade, mortalidade e cuidado da população negra (mortalidade infantil, materna, acesso ao cuidado no pré-natal, parto, puerpério, DST/Aids). Por que mulheres e homens negros merecem menos cuidados e morrem mais? As respostas a esta pergunta podem subsidiar a formulação de políticas públicas que reduzam as iniqüidades deste segmento populacional.
Informações: http://www.nepo.unicamp.br

Fonte: AldeiaGriot

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons