sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Justiça nega fechamento de Casa do Maranhão em Brasília

SÃO LUÍS - A Justiça de Brasília (DF) decidiu, nesta semana, negar o pedido do padre Marian Kulesza, da Paróquia Santo Cura d’Ars, que pretendia fechar a Casa do Maranhão e ainda demolir a capela de São José de Ribamar, localizadas na quadra 914 sul da capital federal. O padre reclamava, desde 1998, das festas promovidas pela entidade ao som do cacuriá, do bumba-meu-boi, do reggae e do tambor de crioula.
A decisão é do juiz Fernando Antônio Tavernard Lima, titular do 2º Juizado Especial Cível do Distrito Federal, cujo processo transitou em julgado desde o dia 1° de setembro. O presidente da Associação Casa do Maranhão, o advogado Mozart Costa Baldez Filho, disse que não cabe mais recurso no Judiciário.
“Nos próximos dias 27 e 28, vamos promover o já tradicional festejo do Maranhão, com apresentação de grupos de bumbameu- boi vindos de São Luís”, adiantou Mozart Baldez, por telefone.
Mozart é ludovicense e mantém dupla residência, uma em São Luís e outra em Brasília.
A Associação Casa do Maranhão foi construída na quadra 914, no fim da chamada Asa Sul, em Brasília. Segundo explicou Mozart Baldez, desde 1998 o padre Marian Kulesza, da Paróquia Santo Cura d’Ars, ingressou na Justiça alegando que as festas promovidas na Casa do Maranhão incomodam a vizinhança, onde há um hospital, inclusive.
Antes de ingressar na Justiça, o referido padre fez denúncias ao Ministério Público, registrou queixa no 1° Distrito de Polícia de Brasília, situado na quadra 914 sul, bem ao lado da Casa do Maranhão. Dado curioso é que o 1º DP já foi comandado, por seis meses, pelo então delegado Mozart Baldez, hoje aposentado da Polícia Civil brasiliense.
“Nós, da Casa do Maranhão, formamos uma comissão para tentar conversar com o padre Kulesza e até o convidamos para celebrar uma missa na capela de São José de Ribamar, mas ele recusou. Acredito que seja por preconceito ou por desconhecer a cultura maranhense”, declarou o presidente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons