sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Não deixe de fazer parte dessa história

Está chegando a hora, a adrenalina aumenta, as mobilizações também e as coisas vão acontecendo num crescente. Ainda mantemos a estimativa de que haverá de 30 a 50 mil pessoas na Orla de Copacabana nesse domingo, 21 de setembro que, com certeza entrará para a história como um dos grandes momentos cívicos recentes.
Diversos segmentos religiosos estão se incorporando à caminhada à medida em que a hora vai chegando, uma vez que o fato de andar pela orla será o ápice, pois a caminhada teve seu início lá atrás, quando os casos começaram a ganhar volume a indignação foi nos dominando e os Orixás operaram para que várias pessoas e organizações se encontrassem.
Os jovens estão confirmando presença com as suas mais distintas organizações; as mulheres; indígenas, ciganos; cristãos; muçulmanos; judeus; bahais; orientais; filosóficos; grupos culturais; setores do Movimento Negro; organizações de direitos humanos; artistas, imprensa; políticos, enfim, o processo está a cada dia mais bonito.
Estamos pedindo a todas as casas e grupos que tenham cuidado com suas crianças. Identifiquem-nas com crachá, ponham sempre os telefones dos responsáveis, não os deixem sozinhos. Que cada ônibus tenha uma ou duas pessoas responsáveis, para resolver os eventuais problemas.
Que todo mundo leve faixas com dizeres a favor da liberdade culto, contra a intolerância religiosa. Mas, mais importante, estamos propondo que as casas religiosas, afirmando e valorizando a ancestralidade, levem o que aqui no Rio chamamos de pirulitos, que são aqueles cartazes presos na madeira, com fotos das pessoas que são referências de suas casas e que já se foram. Mas será uma forma importante de mostrar para todos que aquelas referências estão ali, estão participando da caminhada.
Não permitiremos nem bebida alcoólica nem bandeira político-partidária. Os políticos participarão, mas como todo mundo, como parceiros, como apoiadores, mas o movimento é religioso e caberá às mais velhas e aos mais velhos a palavra e a condução da atividade.
Neste momento muitas são as mãos, braços, pernas e cérebros trabalhando em prol dessa caminhada. No site
www.eutenhofe.org.br, no link, comissão, há um sublink que mostras as subcomissões. Estamos precisando de gente pra colaborar. Voluntários, voluntárias, serão muitíssimo bem-vindos.
Outras informações estaremos passando à medida em que o dia se aproxime.
A bênção aos mais velhos, um abraço e um beijo a todos & todas,

Marcio Alexandre M. Gualberto
Coordenador do Coletivo de Entidades Negras - CEN/RJ
Editor do blog: Palavra Sinistra
Integrante da Rede Mamapress e colunista de Afropress
Membro do Conselho Editorial da revista Raça Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons