sábado, 20 de setembro de 2008

Terreiros lançam a 4ª Caminhada do Povo de Santo em Salvador

Por Jamylle Menezes

Terreiros de Salvador e municípios do interior do estado já se mobilizam para a 4ª Caminhada do Povo de Santo - Pela Vida e Liberdade Religiosa, que este ano acontece no dia 23 de novembro (domingo). A programação de 2008 foi lançada nesta sexta-feira (19), no Memorial das Baianas, em Salvador, com a participação de lideranças de diversas Casas de Candomblé e da Umbanda, esta última que, este ano, completa 100 anos.

Como na edição anterior, a Caminhada será precedida de uma Sessão Pública na Assembléia Legislativa do Estado, no dia 20 de novembro. Na ocasião, serão apresentadas demandas dos inúmeros Terreiros na Bahia e dos adeptos de religiões de matriz africana, que, a cada ano, renovam as forças no combate à intolerância religiosa em uma luta ininterrupta pelo respeito à fé nos Orixás, Inkicis, Voduns, Caboclos e Encantados, afirmam os organizadores. Nos dias 21 e 22 de novembro, o II Seminário Pela Vida e Liberdade Religiosa reunirá representantes de outros estados, estudantes, artistas e religiosos de Salvador, além de autoridades do poder público na Bahia e no Brasil.

No dia 23 de novembro, será a vez da 4ª Caminhada do Povo de Santo, que sairá do Busto de Mãe Runhó (Engenho Velho da Federação), em direção ao Dique dos Orixás, onde os participantes tentarão formar o Abraço ao Dique, espaço considerado sagrado aos adeptos do Candomblé.

Em 2007, cerca de cinco mil pessoas formaram o chamado Tapete Branco do Axé na terceira edição da Caminhada, que contou com a participação de religiosos de 28 municípios baianos e estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão.


  • Lançamento da 4ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa



Fonte: Ìrohìn

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons