quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Kizomba - A Festa da Raça

A Música Kizomba (A Festa da Raça) foi consagrada em 1988, ano em que a Vila Isabel á traz como Samba enredo da escola e por conseqüência recebe o mérito de campeã, sendo interpretada por Martinho da Vila e Emilio Santiago.

Está música trás a força da festa da raça negr@, algo que é nosso e que está sobre todas as mazelas em que nos restringiram, sobretudo através da nossa festa resistimos. Festas de lutas, festa de alegrias, festas de tristezas, festa de mortes, á festa faz parte de nossas características e foi através dela que conseguimos vencer nossos inimigos.

Está música tem como carro chefe a saudação e agradecimento ao nosso líder Zumbi dos Palmares e á um dos maiores Quilombos existente em nosso País na Serra da Barriga, que influenciou na nossa libertação, pois á abolição nós sabemos não veio por que a Princesa Isabel libertou nosso antecessores/as e sim por pressão dos nossos ancestrais e com certeza a formação dos Quilombos justifica bem essa história que o Brasil tende a nos negar. Negar... A resistência das diversas Anastácia, os movimentos abolicionista, negar á revolta dos Malês, negar a nossa cultura, negar a nossa intelectualidade que revigorou a nossa constituição, prova disso é o projeto contemporâneo do CONNEB- Congresso Nacional de Negros e Negras do Brasil um projeto construído pelo povo negro para o Brasil.

É notável na música como ele pondera a nossa festa pelas raízes Africanas somos Diáspora e por isso que a Lua de Luanda (Angola) vem nos iluminar, pois somos filhos dela mais moramos em outro Continente, nem por isso ela nos deixou, nem por isso ela nos deixa...

Asé.

Um bom descanso á Luiz Carlos da Vila.

“Valeu Zumbi”...

“Valeu Vila...”


Rebeca Tárique.
CEN- Coletivo de Entidades Negras/BA- Juventude

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons