sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Vice-consulesa americana discute políticas de combate ao racismo


Campo Grande (MS) – A vice-consulesa para assuntos políticos do consulado americano em São Paulo, Daniela Ballard, se reuniu com a coordenadora estadual de políticas para a promoção da igualdade racial, Raimunda Luzia de Brito. Ela esteve na coordenadoria para conhecer as políticas voltadas à população negra de Mato Grosso do Sul.

Durante a reunião que a aconteceu no prédio da governadoria, Ballard afirmou que o Brasil e os Estados Unidos têm histórias semelhantes no aspecto racial. Por isso, segundo a vice-consulesa, os E.U.A buscam desenvolver um plano de combate ao racismo em parceria com o Brasil.

Raimunda Luzia de Brito falou sobre a dificuldade de se implantar a lei que determina o ensino da história da África e dos afro-descentes nas escolas. Ela também pediu ajuda de instituições americanas para financiar projetos de apoio à população negra. Daniela acenou positivamente, dizendo que o consulado norte americano tem fundos para intercâmbio e acrescentou a possibilidade de tratar de ações afirmativas com universidades e órgãos que atendem, em sua maioria, os negros.

Outro ponto discutido na reunião foi a importância de aliar o crescimento econômico aos direitos humanos para que as políticas públicas contemplem todos os cidadãos. “ Mato Grosso do Sul está numa fase de mudanças em muitos aspectos como: agronegócio, turismo, diversificação da matriz econômica. Mas é preciso lembrar sempre das pessoas e valorizar os direitos de cada cidadão,” enfatizou Daniela Ballard.

Ana José, diretora presidente do Coletivo de Mulheres Negras, Lecir Marques Machado gestora de ações sociais da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e Marlene de Aguiar Justino, membro do Conselho dos Negros também participaram da reunião.

“A visita da vice-consulesa foi muito positiva porque ela é mulher, negra e americana. Abriu as portas do consulado para nós e enfatizou o intercâmbio, sobretudo na área da educação,” afirmou a coordenadora de políticas para a promoção da igualdade racial, Raimunda Luzia de Brito.

Fonte: Notícias MS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons