sexta-feira, 14 de novembro de 2008

RCS realiza "I Encontro sobre Saúde da População Negra para Comunidades Populares"

A Rede de Comunidades Saudáveis (RCS) vai realizar, no dia 19 de novembro, das 13 às 18h, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), o “I Encontro sobre Saúde da População Negra para Comunidades Populares”. Considerando que nas comunidades do estado do Rio de Janeiro há uma parcela expressiva de moradores(as) negros(as), o encontro tem como objetivo instrumentalizar a Rede sobre temas ligados à saúde da população negra, além de promover de troca de experiências sobre a temática.

Organizado pela Comissão de Saúde da População Negra da RCS, o evento terá discussões sobre questões relacionadas à saúde da população negra e comunidades populares, racismo institucional, quesito raça/cor na ficha de atendimento nos serviços de saúde, anemia falciforme e trabalho comunitário. Haverá também um desfile com roupas criadas por uma estilista de Moçambique, um sarau de poesias, contação de histórias, apresentações de teatro e exposição de trabalhos comunitários.

Histórico

A formação de uma comissão sobre saúde da população negra na RCS foi uma proposta das lideranças comunitárias da Rede que militam no movimento negro no estado do Rio de Janeiro. A proposta foi apresentada pela primeira vez durante o “Fala, Comunidade! 7”, realizado em dezembro de 2006. Em 2008, a Comissão reiniciou um processo de reflexão sobre seus objetivos e sua forma de atuação. Como um dos resultados desta articulação, surgiu a proposta de realização do “I Encontro sobre Saúde da População Negra para Comunidades Populares”.

O evento acontecerá no Cedim, localizado na Rua Camerino, 51 - Gamboa.

Programação:

13h30 - Mesa de Abertura
14h - Apresentação cultural – esquete elaborada pela Comissão de Saúde da População Negra da RCS
14h15 - Mesa “Saúde da população negra e as comunidades populares”:
- Panorama geral
- Racismo institucional
- Anemia falciforme
- Trabalho comunitário
15h15 - Troca de idéias
16h - Momento cultural:
- Desfile temático e poesia
- Grupo cultural da instituição Green Life e MC Desenho
- Grupo de Jongo
- Encerramento

Fonte: CEDAPS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons