segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

CEN Entrevista: Lazáro Duarte

Artista Plástico, ator, produtor cultural e design gráfico, Lázaro Duarte tem 39 anos e uma longa história de ações em benefício da comunidade negra. Foi diretor da federação baiana de teatro amador, é atual diretor da Escola Profissional 1º de Maio, , foi diretor do bloco afro A Mulherada e atualmente é filiado ao CEN

Entrevista com Lázaro Duarte autor do Projeto de Lei que resultou na Estátua Zumbi dos Palmares e novo filiado do Coletivo de Entidades Negras/CEN.

1. O que te levou a escolher o CEN como entidade para estar filiado?


A linha de pensamento revolucionário do CEN, utilizando a informação e a conscientização e tendo como uma grande ferramenta a comunicação, aliado ao poder que o CEN tem de agregar e de reunir de forma inteligente entidades negras que carregam valores históricos e que muitas vezes foram colocadas em segundo plano na história deste país.

2. Qual a importãncia da estátua de Zumbi dos Palmares para o Estado da Bahia e para o Brasil?

A estátua é importante pela sentido de REPARAÇÃO e de AFIRMAÇÃO.

Repara no sentido da escravização do negro e afirma Salvador que sendo a cidade mais negra fora do continente africano, esta atenta para o que realmente ela significa para o Brasil, pois colocar uma estátua em um local simbólico como a Praça da Sé, no Pelourinho foi um dos maiores feitos destes 30 anos de movimento negro organizado. Pelo simbolo de poder econômico, político, da Igreja e comercial, pois o local onde a estátua está encravada é o centro da cidade e do turismo.

Podemos perceber que turistas, guias, estudantes, vão ter que se informar cada vez mais, estudar e reproduzir a história de Zumbi, e com isto objetivamos que todos os ancestrais negros se sintam honmenageados na Estátua de Zumbi reparando assim o que foi feito. Mas isto tem que representar só o início da tomada de poder do povo negro, em Salvador, na Bahia e no Brasil.

3. Quais os seus projetos futuros?

A Casa de Apoio ao Povo Negro do Estado da Bahia para acolher negros de todo o Estado da Bahia que possui sus necessidades e não tem as condições necessárias de se manter na capital por um curto período de tempo. Promover a escola Prfissional 1º de maio e construir a Praça e a Estátua Abdias do Nascimento em Camaçari.





Fonte: http://blog.jardimdasfolhassagradas.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons