quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

I Marcha Estadual pela Liberdade Religiosa


21 DE JANEIRO - Dia Nacional contra Intolerância Religiosa

Mais uma vez o Povo do Àse Afro-Gaúcho se levanta para defender seus direitos.
Já há muito tempo, a intolerância religiosa é pauta em todo o território nacional. Atrocidades tem sido cometidas em defesa de uma fé discriminadora, irracional e racista professada pelos seguimentos Neo-pentecostais e, sobretudo, pela da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) no Brasil afora, com o aval dos governos em todas as esferas. Desde 2003 discutimos a sacralização de animais em templos de Religião de Matrizes Africanas em virtude de Lei proposta por um Deputado evangélico na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Conseguimos modificar tal Lei, excetuando da mesma os cultos e liturgias das Religiões de Matrizes Africanas. Defensores de Animais, insuflados por evangélicos, entraram com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e na esfera estadual perderam. A Lei desde então está no Supremo Tribunal Federal nas mãos do Ministro Marco Aurélio Mello que por covardia ou omissão não coloca em Pauta a ADIN. A partir daí, enfrentamos mais lutas na esfera municipal envolvendo castração e esterilização de animais, bem como enquadrando práticas religiosas como agentes de poluição e impacto ambiental, tentando imputar multas a quem fosse pego fazendo oferendas para as divindades. Conseguimos vencer!
Agora iniciaremos mais uma batalha contra o racismo religioso imposta por mais um Deputado Evangélico que propõe um projeto lei para discutir a Lei do Silencio, tendo por argumentação "templos religiosos", não bastasse a venda criminosa à burguesia de um dos nossos locais de realização de atos mais sagrados e populares, como as margens do Guaíba - no Estaleiro Só.
Precisamos estar vinte e quatro horas por dia atentos, pois a todo o momento podem surgir novas leis e ataques ao Povo Afro Religioso, inclusive de agressões físicas, como já tem sido cometidas não só no Estado do RS, mas por todo o Brasil.
Se não tomarmos uma atitude, o Brasil se tornará em um novo Afeganistão.
Por isso, no dia vinte um de janeiro de 2009, TODOS devemos ocupar as Ruas da Capital e protestar contra o ódio religioso e o processo de demonização engendrado pelos Neo-pentecostais às religiões de descendência de um Povo milenar que construiu este País e merece Respeito!
Vamos neste dia formar um Mar de Ojás (pano branco que cobre o Ori) nas Ruas de Porto Alegre!!
A Marcha sairá do Largo Glênio Peres às 18 horas(concentração à partir das 16h), que iniciará com uma saudação ao Bará do Mercado, ganhará a Borges de Medeiros até o Largo Zumbi (19h30min), onde se realizará um ato pelo respeito à Territorialidade e Ancestralidade negro-africana e em memória dos quilombolas "assassinados" no Quilombo dos Alpes, vitimados pela violência racista e dali seguiremos até a Volta do Gasômetro onde o evento se encerrará com uma Saudação aos Orixás em uma grande roda, quando será entregue um presente aos Orixás das águas às 21h.

Baba Diba de Iyemonja
CEDRAB-RS - Congregação em defesa das Religiões afro-brasileiras do estado do Rio Grande do Sul

“A intolerância e a discriminação que há séculos perseguem as religiões de matriz africana representam uma das faces mais perversas do racismo brasileiro” Dr. Hédio Silva Junior

“ O Rio Grande do Sul é o Estado mais politizado do País, onde se tem a melhor qualidade de vida, mas também é o primeiro em palavra de racismo” Baba Diba de Yemonja

“Um quilombo que não defende outro quilombo, é traidor de seu povo” Prof. Ubiratan de Castro

“Nós iniciados na religião de matriz africana e afro-brasileira, devemos nos unir, para que desta forma possamos vencer a afrotheofobia que recrudesce potencialmente neste pais, advinda não só das igrejas neopentecostais, como de governantes que insistem em negar a cidadania dos Religiosos Afro e do Povo Negro em geral” Olorode Ogiyán Kalafor (Prof. Jayro Pereira) – Mestrando em Teologia pela EST/IEPG.

Informações:

Fone 51 33339224 - 5133339736 ou Blog: povodoaxers.blogspot.com

Baba Diba de Iyemonja
Pùpó Àsé Àwá


Fonte: Ìrohìn

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons