terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Capes oferece cem bolsas para doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu inscrições para a seleção de 100 bolsas de doutorado no exterior, voltadas a candidatos com bom desempenho acadêmico em diversas áreas do conhecimento. As inscrições são até o próximo dia 15.

Quem deseja concorrer deve comprovar que a tese de doutorado do candidato só pode ser desenvolvida em um outro País. Podem ser escolhidas instituições de quaisquer localidades, à exceção dos Estados Unidos e Alemanha, para onde a Capes oferece bolsas específicas.

A bolsa terá duração inicial de doze meses, podendo ser renovada até o limite de 48 meses, desde que o estudante comprove desempenho acadêmico satisfatório. Terão início a partir do segundo semestre deste ano. O auxílio cobre as despesas de manutenção, saúde, deslocamento e taxas escolares.

Seleção - É composto por três etapas o processo seletivo para a bolsa de estudos. Primeiro, a Capes analisa a documentação enviada pelo estudante, checando se há dados ou documentos incompletos - falhas que eliminam o candidato. Em seguida, é feita a avaliação do mérito do projeto de pesquisa (qualidade do plano, relevância, desempenho acadêmico do candidato). Por último, ele será entrevistado por uma equipe da Capes e terá que expor seu preparo acadêmico, compromisso com os objetivos do doutorado e capacidade de se adaptar a novas circunstâncias.

Serviço: O edital está disponível no site http://www.capes.gov.br/
Fonte: Ìrohìn

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons