domingo, 18 de janeiro de 2009

Membros da Executiva do CONNEB se encontra com Abdias no Rio




Após a reunião extraordinária da Coordenação Executiva Nacional do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil (CONNEB), realizada nesta quinta-feira 15/01, no Rio de Janeiro, Ruth Pinheiro, Nuno Coelho e Marcos Resende, membros da coordenação nacional, visitaram o Presidente de Honra do CONNEB, Abdias do Nascimento, em seu apartamento no bairro da Glória.
O principal objetivo da visita foi prestar contas das últimas atividades do CONNEB, e formalizar o convite para participação de Abdias, na próxima Assembléia Nacional que acontecerá de 29 a 31 de janeiro em Belém no Estado do Pará. A sua presença esta prevista para a tarde do dia 29, dentro da solenidade de abertura do evento.
Bem descontraída e emotiva em alguns momentos os diálogos seguiram por vários temas como política, movimento social, o papel do CONNEB como proposta de políticas públicas.
Resende, salientou durante a visita o grande papel do Professor Abdias, como uma "grande referencia de ativismo do movimento negro contemporâneo e o papel dele como exemplo para as jovens lideranças do movimento negro no Brasil" afirmou emocionado.
Ativista do movimento negro, professor, artista plástico, escritor, poeta, dramaturgo, foi senador e secretário de estado no RJ, professor emérito da Universidade do Estado de Nova Iorque, professor visitante nas universidade de Yale e no departamento de línguas e literaturas da Universidade de Ifé, na Nigéria.Fundou em 1944 o Teatro Experimental do Negro no Rio de Janeiro.É autor de mais de uma dezena de publicações sobre racismo, suas peças teatrais e religiosidade de matriz africana.

Nuno Coelho
Coord. Estadual dos APNs/SP
Fonte: Recebido por e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons