quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Benção: Parabéns a Cidália de Iroko

Cleidiana Ramos

Quando criou a comunidade no Orkut intitulada "Eu Conheço Ebomi Cidália", o taxista Romilson Costa foi extremamente feliz na escolha do nome. Isso porque conhecer ebomi Cidália é privilégio. Filha de Iroko, a quem foi consagrada pelas mãos de Mãe Menininha do Gantois, é uma detas personalidades que fazem o candomblé tão especial.

Simpatia, bom humor, irreverência- por que não?- um jeito delicioso de contar os mitos que ensinam sobre a sua religião e sabedoria são algumas das muitas qualidades da ebomi.

Uma certa feita eu presenciei ebomi Cidália explicar a alguém porque os orixás tem que chegar até nós por meio dos elementos ou das pessoas.

-Se um homem alto, forte, negro, falando em iorubá chegasse aqui dizendo para você que era Ogum, você ia aguentar?

Diante do silêncio perplexo da criatura, ela continuou:

-Pois então. A cabeça da gente, os olhos da gente não estão acostumados para os enxergar como eles são. Por isso eles vem na água, no fogo, nas pessoas.

Cada bate-papo com ebomi Cidália é "palestra". Ouvi-la contar as histórias do Iroko, acompanhada por canções- que o professor Jaime Sodré costuma insistir para que ela cante- é programa para se dedicar um dia inteiro sem que o cansaço chegue.

Para deixar a sua companhia é preciso que ela mesma dê a deixa, afinal a filha de Iroko tem a dimensão dos mistérios do tempo que nós, seus discíplos, conhecemos apenas superficialmente.

Axé e muita saúde para este patrimônio da Bahia: Cidália de Iroko, que está festejando o aniversário lá no Rio de Janeiro em companhia de Pai Robson de Oxaguian.




Fonte: Mundo Afro / You Tube

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons