sábado, 14 de fevereiro de 2009

Carnaval Ouro Negro

Lançamento reuniu produtores, músicos e jornalistas
Na noite da última quarta, 11, foi lançado, no Teatro Castro Alves, o catálogo Carnaval Ouro Negro, uma guia que conta a história de 117 organizações negras participante do carnaval baiano. A iniciativa, inédita, é fruto da parceria entre as Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, Instituto de Gestão Águas e Clima e o SEBRAE.

Estiveram presentes na cerimônia, o governador Jaques Wagner, a primeira-dama, Fátima Mendonça, o superintendente do SEBRAE, Edval Passos, os secretários Márcio Meireles (SECULT), Luiza Bairros (SEPROMI), o Secretário de Segurança Pública, César Nunes, e o deputado federal Luiz Alberto, além de dezenas de músicos, compositores, líderes de grupos culturais e jornalistas.

O livro, em edição bilíngüe, conta com seções destinadas aos afoxés, blocos de índios, entidades afro, grupos de samba, percussão e reggae. O Catálogo conta com texto do pesquisador da cultura afro-brasileira, Jaime Sodré. O jornalista André Santana foi o responsável pelos textos de apresentação e por uma seção com biografias de personalidades do Carnaval, como a estilista Dete Lima, Nelson Maleiro e Neguinho do Samba.

Na oportunidade, o governador Jaques Wagner assinou o termo de referência que visa reconhecer os Afoxés como patrimônio imaterial brasileiro. Segundo o governador “a verdadeira história é que o povo negro é responsável pela riqueza cultural, material e religiosa da Bahia e do Brasil”.

Wagner, em tom descontraído, também afirmou que as organizações que ainda não receberam os recursos do programa Ouro Negro, em torno de 4,2 milhões, devem ser atendidos ainda essa semana e se desculpou afirmando a morosidade da máquina estatal. “Se o dinheiro não chegou ainda é pela burocracia” e ainda brincou com o secretário de Cultura Márcio Meireles sobre a demora no repasse “O que tá comprometido vai ter que sair, viu Márcio?”.

Para Luiza Bairros, Secretaria de Promoção da Igualdade “o catálogo é um novo passo para as organizações negras”, lembrando que a ação faz parte da busca em se construir uma “Bahia de todos nós
”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons