quinta-feira, 12 de março de 2009

Governo e sociedade civil debatem participação brasileira na Conferência das Nações Unidas para a Revisão de Durban

A SEPPIR e os Ministérios das Relações Exteriores promovem nesta sexta-feira (13/03) uma reunião preparatória do Governo brasileiro para a Conferência Mundial das Nações Unidas de Revisão de Durban. A reunião conta com a participação do Comitê Brasileiro da Sociedade Civil, dos ministérios parceiros (SEDH, SPM, FCP, SGP, MRE, SEPPIR), além de representantes das agências da ONU, e está acontecendo no Anexo II do Palácio do Itamaraty.
Entre os objetivos do encontro está a definição de estratégias para a atuação do Governo brasileiro e o mapeamento da participação da sociedade civil na Conferência Mundial. Também estão sendo apresentadas informações sobre a Conferência e seus eventos paralelos, marcados para o período entre os próximos dias 20 e 24 de abril em Genebra, na Suíça.
Na abertura do evento, pela manhã, o embaixador Lindgreen Alves, integrante do Comitê pela Erradicação de Todas as Formas de Discriminação (CERD), argumentou que o Brasil terá que atuar de forma muito firme e articulada em Genebra para evitar retrocessos em relação às determinações de Durban. Segundo o embaixador, os riscos neste sentido foram ampliados com o boicote já anunciados de países como Estados Unidos, Itália, Canadá e Israel, além da islamofobia crescente desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Desta forma, ele defendeu que a delegação brasileira deva ser fortalecida muito mais no aspecto qualitativo do que no quantitativo.
Também presente à abertura, o ministro Edson Santos pediu aos participantes que mantenham o foco na realidade da América Latina. Para ele, outra estratégia adequada seria propor um “enxugamento” do Plano de Ação de Durban, preservando seu espírito, mas tornando-o mais objetivo e pragmático.
Fonte: SEPPIR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons