sábado, 14 de março de 2009

Ministérios chegam a consenso sobre o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, anunciou ministro durante o lançamento da II CONAPIR

Com presença maciça de representantes do movimento social, foi realizado na manhã da última quinta-feira (12/03), no Palácio do Planalto, o lançamento da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR). A solenidade marcou o início da grande mobilização que precederá a Conferência, que terá uma série de conferências estaduais e plenárias nacionais de povos de etnia cigana, quilombolas, comunidades de terreiros e indígenas. A expectativa é que esses encontros elejam 1.500 delegados à Conferência Nacional, marcada para o período entre os dias 25 e 28 de junho, em Brasília, com o tema “Os avanços, os desafios e as perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”.


O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, aproveitou a solenidade para informar que já existe um consenso entre os ministérios que compõe o Grupo de Trabalho Interministerial que analisa o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR). De acordo com o ministro, o Plano será agora encaminhado à Casa Civil da Presidência da República para avaliação final.


Sobre a II CONAPIR, o ministro disse esperar que o encontro amplie a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais em torno dos ajustes necessários às políticas de igualdade racial ora em curso. Além de Edson Santos, participaram da mesa do evento o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, e a representante dos povos de etnia cigana no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Miriam Stanesko.


Plenárias temáticas – Após o lançamento, cerca de 150 militantes do movimento social de todos o país se reuniram num hotel de Brasília com a direção da SEPPIR. No primeiro momento, o secretário adjunto da Secretaria, Eloi Ferreira, falou sobre a criação do órgão e de sua missão. Na sequência os subsecretários de Comunidades Tradicionais e Ações Afirmativas, Alexandro Reis e Giovanni Harvey, respectivamente, apresentaram breves painéis sobre o trabalho desenvolvido por suas equipes. O subsecretário de Planejamento, Martvs das Chagas, abordou a realização da II CONAPIR e seus preparativos.


Em seguida, os presentes se dividiram em grupos de trabalho sobre temas específicos – Mulheres, Juventude, Comunidades de Terreiro, Quilombolas e Movimento Negro – para debater entre si as principais demandas e questões dos segmentos. No início da noite os participantes voltaram a se reunir em conjunto com a direção da SEPPIR, que ouviu os relatos dos debates. O ministro Edson Santos encerrou a atividade respondendo a algumas questões levantadas, abordando as dificuldades ainda encontradas na implementação de políticas de promoção da igualdade e reforçando o compromisso com a consolidação destas ações enquanto políticas de Estado.
Fonte: SEPPIR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons