quarta-feira, 4 de março de 2009

Rede Bacabalense de Cultura tem plano de ação para 2009


Bacabal - “Uma das metas do CEN-Ma, depois de criada a rede, foi formar uma comissão dos vários segmentos sócio-culturais e de religiões afro-brasileira com a finalidade de defender os interesses individuais e coletivos dos seus membros no que se refere às atividades culturais junto ao poder público. Bem, essa rede foi criada com estatuto, conselho deliberativo, enfim, tudo de forma legalizada. Agora estamos lançando o nosso plano de ação para 2009.”

A declaração é de Cristina Miranda, 1ª secretaria da Rede Bacabalense de Cultura, representante do Coletivo de Entidades Negras na entidade, informando que a rede lançou seu plano de ação para 2009.


O plano do Rebac destaca que a Cultura é um componente essencial do desenvolvimento da nação. Através dela os grupos que formam a sociedade participam e contribuem para o bem coletivo. Junto com os fatores econômicos e sociais, ela forma o tripé sobre o qual se apóia a cidadania de um povo.

Diz ainda o plano que as manifestações culturais, sejam de preservação e de memória, sejam de criação artística – todas as formas de expressão de identidades – são importantes também porque geram empregos em vários setores – de mão - de 0bra artesanal à tecnologia da informação. Além disso, fazem crescer em qualidade e quantidade, o entretenimento cultural da cidade.


Por isso, destaca o plano de ação, o investimento em cultura é um poderoso parceiro para o desenvolvimento econômico e social.


“Norteado por este pensamento, o plano de ação tem por finalidade, descrever detalhadamente as ações que serão desenvolvidas pela Rede Bacabalense de Cultura através do seu Conselho Deliberativo no biênio 2009/10 em caráter de urgência, especificando seus objetivos, propostas de ação, programação, bem como sua forma avaliativa para consolidar a participação de todos os segmentos culturais em prol da difusão da cultura bacabalense e da real efetivação dos seus Direitos Culturais,” destaca Cristina Miranda.


No plano de ação estão traçados como objetivos a elaboração e execução de ações culturais visando promover a cultura bacabalense a nível estadual e nacional, a estimulação do fortalecimento das organizações culturais através da promoção de parcerias com os produtores artísticos na perspectiva da interação entre o poder público municipal e a sociedade e a prestação de atendimento e assessoria aos produtores culturais na elaboração de projetos para a captação de recursos.


O plano de ação cultural tem como eixo norteador as propostas elaboradas na reunião de trabalho do conselho deliberativo da REBAC realizada em 28 de fevereiro de 2009, bem como as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Cultura e elaboradas com a participação dos produtores culturais.


Pelo plano serão realizados seminários preparatórios para a II Conferência Municipal de Cultura com os temas Intolerância às Religiões de Matriz Áfricas, Contribuições da Cultura Popular para o Desenvolvimento de Bacabal e O Movimento Negro e as Políticas Públicas de Cultura.

Abel Carvalho
Oobservador

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons