quarta-feira, 1 de abril de 2009

Lideranças políticas do Movimento de Juventude Negra das Américas se reúnem no Rio de Janeiro

De 03 a 06 de abril, o Rio de Janeiro sediará a realização do Colóquio Internacional: Desafios e Perspectivas da Juventude Negra nas Américas. O evento traz a tona, com grande ênfase, a articulação política da juventude negra das Américas, sob as mais variadas formas de organização, e suas relações com os movimentos sociais, cooperação internacional e a incidência nos espaços de tomada de decisão. O Colóquio será também um espaço para a organização das proposições da Juventude Negra das Américas para aConferência Mundial de Avaliação da Implementação da Declaração e do Plano de Ação de Durban, programada para os dias 20 a 24 de abril, em Genebra, Suíça.

O Colóquio reunirá 40 lideranças políticas jovens negras de 15 países das Américas, com o objetivo central de promover um intercâmbio entre os(as) participantes, compartilhando experiências e ações, visando assim fortalecer os canais de participação e discussão da juventude negra sobre os principais temas de sua conjuntura, estabelecendo alianças estratégicas e de cooperação entre as organizações participantes, e proporcionando um nivelamento de informações sobre as principais questões políticas do movimento social negro nas Américas. A compreensão é de que a juventude é um segmento social que exige políticas públicas específicas e que o(a) jovem deve ser visto(a) como sujeito detentor de direitos e ator estratégico para qualquer projeto de desenvolvimento dos países da região das Américas.

"Atualmente os(as) afrodescendentes constituem uma fração muito significativa da população regional, representam cerca de 150 milhões de pessoas, destas quase 30% são pessoas jovens. Possibilitar um momento de interação entre as lideranças jovens negras da região, intercâmbio e formação política, resultam no fortalecimento do tecido organizativo juvenil, potencializando a atuação política dos movimentos afro juvenis nos países das Américas", comenta Thais Zimbwe, Coordenadora do Colóquio. A atividade irá promover uma interlocução com os debates sobre racismo e discriminação numa esfera regional que tenha como pano de fundo as discussões impulsionadas a partir da III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em Durban - África do Sul em 2001. No final de abril em Genebra, Suíça, as definições e deliberações da Conferência de Durban passarão por um processo de avaliação convocado pelas Nações Unidas. A sociedade civil mundial se prepara para a intervenção nesse cenário e as lideranças jovens negras presentes neste Colóquio vão organizar suas proposições para sua incidência e participação nos resultados desta Conferência.

O Colóquio Internacional: Desafios e perspectivas da Juventude Negra nas Américas é uma realização da Organização Política UJIMA - Trabalho Coletivo e Responsabilidade, em parceria com a Rede Nacional de Jovens, Organizações, e Estudantes Afrocolombianos, o Centro Comunitário Latino-americano e Caribenho dos Estados Unidos, a Fundação Friedrich Ebert - FES, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE, e o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro; com apoios institucionais da Secretaria Geral Ibero-americana - SEGIB, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Regional para a América Latina e o Caribe - PNUD, Heifer International - Programa Brasil - Argentina, a ActionAid Brasil, a Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE, a Rede de Mulheres Negras do Paraná, e o Instituto Todos a Bordo - Um convite à cidadania plena, e a Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal do Brasil.

Serviço
O quê? Colóquio Internacional: Desafios e perspectivas da Juventude Negra nas Américas
Quando? De 03 a 06 de abril
Onde? Scorial Rio Hotel - Rio de Janeiro
Outras informações: 21. 9153-0365 / instituto.ujima@gmail.com

Fonte: Ìrohìn

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons