sexta-feira, 24 de abril de 2009

Paim defende projeto que cria sistema de cotas nas universidades públicas e escolas técnicas

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a aprovação do projeto de lei da Câmara (PLC 180/08), de autoria da deputada federal Nice Lobão, que direciona 50% das vagas das universidades federais e escolas técnicas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proposta também determina que metade dessa cota seja reservada para alunos oriundos de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita.

O projeto também estabelece que as vagas previstas no sistema de cotas sejam preenchidas por estudantes negros, pardos e indígenas, na proporção de cada segmento na população do estado onde está localizada a instituição de ensino. Paim defendeu o projeto afirmando que se trata de uma reprodução dos mecanismos já usados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) para as faculdades particulares.

- Se o Prouni serve para as escolas particulares e ninguém questiona, por que o [PLC] 180, que é uma reprodução do Prouni, não pode servir para as federais? - questionou.

O PLC 180/08 está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde é relatado pela senadora Serys Slhessarenko.
Fonte: Ìrohìn

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons