terça-feira, 19 de maio de 2009

Feira mostrará ações de segurança pública

Iniciativas serão expostas durante a 1ª conferência nacional sobre o tema; representantes vão participar de oficina e trocar experiências

MARIANA DESIDÉRIO
da PrimaPagina

Iniciativas voltadas para a segurança pública podem se inscrever até 12 de junho para a Feira de Conhecimento em Segurança com Cidadania da 1ª Conseg (Conferência Nacional de Segurança Pública). No total, são 45 vagas. As ações selecionadas serão expostas durante toda a conferência (que acontece de 27 a 30 agosto em Brasília) e receberão um certificado do PNUD e do Ministério da Justiça.

A principal proposta da feira é que as iniciativas façam contato umas com as outras. “Vamos promover rodadas de negócio, onde as experiências vão firmar cartas de intenção para o futuro. O objetivo é promover a troca de conhecimento”, define a oficial de programa do PNUD, Érica Massmo Machado. “Nós estaremos lá para estimular, e para ajudá-los a definir como as cartas de intenção serão concretizadas. Porque a feira tem um pré, a própria feira e um pós. Se não cuidamos também do pós-feira acaba ficando só na exposição”, defende.

Além da interação com as demais iniciativas expostas, quem tiver um espaço na feira será apresentado a projetos internacionais de referência em segurança pública. Os expositores das ações participarão ainda de uma oficina do PNUD sobre como sistematizar e disseminar suas experiências, uma grande dificuldade de iniciativas do tipo, segundo Érica. Outra atividade prevista é um painel com agências da ONU e órgãos financiadores, que pretende fazer com que os projetos conheçam melhor as possibilidades de financiamento existentes para seu tipo de ação. “A idéia é que tenha uma programação específica, e não apenas a exposição das iniciativas”, afirma a oficial do PNUD.

Para participar da feira, os projetos devem ter no mínimo um ano de experiência e se encaixar em um dos temas a serem discutidos na Conseg. São eles: “Gestão democrática, controle social e externo, integração e federalismo”, “Financiamento e gestão da política pública de segurança”, ”Valorização profissional e otimização das condições de trabalho”, “Repressão qualificada da criminalidade”, “Prevenção social do crime e das violências e construção da paz”, “Diretrizes para o Sistema Penitenciário” e “Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes”. As iniciativas podem ser desenvolvidas tanto por órgãos do setor público quanto por entidades não-governamentais.

Depois de uma primeira seleção de acordo com esses critérios, as iniciativas passarão ainda pela comissão de avaliação da feira e, as que passarem por esta segunda fase, serão chamadas para esclarecer detalhes sobre o trabalho que realizam. Para se inscrever, é preciso preencher a ficha de inscrição que está anexa ao edital da feira. As inscrições devem ser envidas para o e-mail feira@conseg.gov.br até 12 de junho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons