sexta-feira, 26 de junho de 2009

Painel discute sistema educacional e políticas de promoção da igualdade racial



As avaliações das escolas indicam a aprendizagem dos alunos? A educação integral é capaz de amenizar a marginalidade? Os professores estão preparados para repassar a disciplina da Lei 10.639? Qual o índice de analfabetos nas comunidades Quilombolas? Esses são alguns dos questionamentos de expositores no Painel de Educação na II CONAPIR, realizado na tarde desta sexta-feira (26/06). Os participantes discutiram o sistema educacional brasileiro e as políticas educacionais de promoção da igualdade racial.

Para ouvir os argumentos da sociedade civil e de delegados de vários estados brasileiros, foram convidados o diretor da Secretaria de Diversidade, Alfabetização e Educação Continuada (Secad) do Ministério da Educação, André Lázaro, a relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais do Conselho Nacional de Educação, Petronilha Beatriz Silva , o subsecretário de Políticas de Ações Afirmativas, Martvz das Chagas, e Marilândia Frazão, integrante do Conselho Municipal de Educação de Osasco.

O painel foi marcado pelo debate e informações sobre o Plano Nacional de Implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), incluindo nos currículos escolares a participação dos negros e indígenas na formação do Brasil.

De acordo com André Lázaro, a educação do Governo Federal deve ser segmentada em três pontos fundamentais: cobertura, equidade e qualidade de ensino. “Precisamos saber se conseguimos atender a todos que têm direito à educação, garantir que todos tenham a mesma oportunidade em todas as regiões do país e avaliar a qualidade do ensino escolar. Esse desafio entrou na corrente sanguínea da sociedade brasileira”, finalizou.

Petronilha Beatriz de Souza lembrou que para contribuir para a melhoria da educação, as vítimas devem reagir aos preconceitos. “Reeducarmos só faz sentido se o racismo for combatido em todos os povos”, enfatiza.

Foto: Moreira Mariz

Comunicação Social da II CONAPIR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons