sexta-feira, 26 de junho de 2009

Saúde da população negra em debate

“É um orgulho podermos avaliar as conquistas de muitos anos de luta. Estamos aqui para ver se nossas conquistas estão sendo cuidadas e bem encaminhadas”, declarou a médica Jurema Werneck, coordenadora-geral da Organização Não-Governamental (ONG) Criola do Rio de Janeiro. A militante do movimento negro comentou os avanços da saúde pública para a população negra.
Fazer valer os direitos de acesso à saúde da população negra é um processo em construção. Algumas metas e diretrizes aguardam a definição de políticas públicas para serem efetivadas. Dois focos são insistentemente debatidos: o acesso à rede pública e a redução da taxa de morbidade e mortalidade entre negros.

Outro ponto discutido é a capacitação de médicos na temática de saúde para população negra. “É preciso conhecer o estilo de vida para cuidar da forma correta. Como cuidar se não conhece”, comentou Jurema Werneck. Um dos avanços no seguimento é a criação, desde 2002, de redes de saúde dedicada especialmente à população negra.

Representando o Ministério da Saúde, a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Ana Maria Costa, mostrou a carência da população negra no acesso à saúde. “Infelizmente que possui mais renda, mais escolaridade é menos vulnerável. E nesse grau de desigualdade os negros são os mais prejudicados”, apontou.

Como forma de reverter o quadro negativo, a diretora apontou os propósitos da pasta. Entre as medidas em estudo estão estratégias de equidade em saúde, com definição de diretrizes, metas, estratégias entre governo e sociedade. Até o momento, 17 estados brasileiros possuem lideranças formadas sobre o assunto.

A discussão aconteceu no painel sobre Saúde, que aconteceu simultaneamente com outros cinco temas, na II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O debate foi mediado por Maria Inês Barbosa, que é médica, professora da Universidade Federal do Mato Grosso e coordenadora do programa de Gênero, Raça e Etnia da Unifem.

Comunicação Social da II CONAPIR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons