terça-feira, 8 de setembro de 2009

Festa para Mãe Stella



A comunidade do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá está em festa: sua líder religiosa, Mãe Stella de Oxóssi, comemora os 70 anos de iniciação religiosa.

A programação festiva começa na próxima quinta, às 9h30, quando a ialorixá vai receber o título de doutora honoris causa pela Uneb. Mãe Stella já tem um título deste tipo outorgado pela Ufba.

No sábado pela manhã acontecerá, no terreiro, a inauguração da praça Mãe Stella e à noite uma grande festa para Oxóssi. Os festejos estão sendo organizadas pela Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá, a representação civil do terreiro.

Mãe Stella foi consagrada no candomblé aos 14 anos pela célebre Mãe Senhora de Oxum que comandou o Afonjá por 30 anos. Ela assumiu o terreiro em 1976, sucedendo Mãe Ondina, tornando-se a quinta yalorixá da Casa que no próximo ano vai celebrar o seu centenário de fundação.

O Afonjá foi reconhecido como patrimônio do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além das suas atividades religiosas, o terreiro desempenha ações sociais com destaque para a escola Eugênia Anna dos Santos, que se tornou referência na aplicação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira. A legislação foi modificada no ano passado pela 11.645/08 para também incluir o ensino de História e Cultura Indígenas.

Mãe Stella tem dividido a sua experiência religiosa no candomblé por meio de livros, como E daí aconteceu o Encanto, escrito em parceria com Cléo Martins, Meu Tempo é Agora, Oxóssi o Caçador de Alegrias, Owé- Provérbios e Epé Laiyé- Terra Viva, lançado este ano e voltado para o público infanto-juvenil.
Fonte: Mundo Afro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons