quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Na Bienal do Livro do Rio, historiador diz que Brasil é impregnado pela cultura da África

Daniel Gonçalves

RIO DE JANEIRO – Os brasileiros estão impregnados com os hábitos, costumes e a cultura do continente africano mais do que qualquer outro povo. Essa é a opinião do historiador Alberto da Costa e Silva, que participou nesta terça-feira, ao lado do colega Joel Rufino dos Santos, da mesa "Nosso sistema nervoso é africano", no ambiente aconchegante do Café Literário, na XIV edição da Bienal do Livro, que acontece até domingo no Rio Centro, zona oeste do Rio de Janeiro.

Segundo Costa e Silva, os escravos trazidos da África ao Brasil ensinaram muito mais ao nosso povo do que se tem ideia. “Na minha casa, ainda comi com a mão, fazendo bolinhos, e ninguém me explicou que isso era africano. Na época do Brasil Colônia e no Império, o branco mandava na sala, mas nos quartos, na cozinha e no quintal mandavam os negros”, afirmou.

De acordo com o historiador, os brasileiros estão impregnados de África por um motivo muito simples: "a escrava africana se apossou da casa do senhor, sobretudo dos filhos do senhor. Era a eles que ela contava as histórias africanas, ensinava os jogos africanos, a maneira de ser e comer africana".

Para Rufino dos Santos, que escreveu a obra "A questão do negro na sala de aula", é necessário que a sociedade tome conhecimento dessa influência no País. E só há um meio para se conseguir fazer isso: a educação. “Antigamente a história do negro não era devidamente valorizada. Hoje em dia, graças a pressões do movimento negro sobre os autores de livros didáticos, professores, secretarias e Ministério da Educação, temas como Zumbi e o Quilombo dos Palmares foram transformados num capítulo importante da história social do País."

Costa e Silva também escreveu um dos livros mais importantes que trazem a didática do negro em suas páginas: "A enxada e a lança – A África antes dos portugueses". Foi dele a célebre frase (dita a um repórter há quinze anos atrás) que batizou o debate, "Nosso sistema nervoso é africano".

Fonte: IG

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons