quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Comissão Organizadora do Fórum Mineiro define calendário de reuniões para 2010

Integrantes da Comissão Organizadora do Fórum Mineiro de Religiões de Matriz Africana se reuniram no Sindicato dos Jornalistas, em Belo Horizonte/MG, para avaliarem o lançamento do Fórum, no último dia 10 de dezembro, na Assembléia Legislativa, e definirem o calendário de reuniões para o ano de 2010.

A Doné Sandra de Vondun Jó sugeriu a data de 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para ser oficializada como data do culto oficial da religiosidade de matriz africana, com o que não concordaram os presentes, que preferem uma data mais significativa com os cultos e divindades africanas.

Durante o lançamento do Fórum, um dos coordenadores de religiosidade de matriz africana da região metropolitana do Vale do Aço do CEN-MG, Tat'Etu Kamunan, de Ipatinga, sugeriu que a data estadual para o culto oficial da religiosidade de matriz africana fosse 27 de fevereiro, reportando-se à derrubada do Terreiro Oyá Onipó Neto, em Salvador/BA.

A Coordenadora Estadual do CEN-MG, Dikota Djanganga, foi questionada sobre sua atuação na coordenação do Fórum, tendo ela esclarecido que foi do Coletivo de Entidades Negras do Estado de Minas Gerais a iniciativa de abrir espaço no Estado para o lançamento do Fórum Mineiro, uma vez que havia uma grande resistência de alguns movimentos, mas que sua participação, a partir do lançamento, se limitará à Câmara Temática de Meio Ambiente, trabalhando com a implentação de Agendas 21, e que caberá, a partir de então, às sacerdotizas e sacerdotes integrantes da Comissão Organizadora, o caminho que o Fórum irá percorrer.

Na oportunidade, Dikota Djanganga informou que o CEN-MG estará iniciando a implementação de um projeto de sua Coordenação da Juventude LGBT Negra, de autoria de Cristiano Batista, no Ilê Axé Odé Omila, do Doté Anderson d'Logun Edé, que afirmou estar bastante entusiasmado com a idéia do trabalho estar sendo iniciado em sua Casa, e que seus filhos estarão empenhados em participar das atividades do projeto. Mãe Teresa D'Oxum, da Associação Espírita Pai Caetano, de Contagem/MG, estará participando da iniciativa.

Sérgio Yorotaman, Coordenador Estadual do Conselho Nacional da Umbanda do Brasil participou da reunião, e estará trazendo a Umbanda para dialogar no Fórum Mineiro.

A Comissão Organizadora definiu a próxima reunião do Fórum Mineiro para o dia 15 de janeiro de 2010, à noite, e que as próximas reuniões acontecerão nas últimas sextas-feiras de cada mês, no horário noturno, para estimular a participação dos religiosos após o horário de trabalho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons