sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fórum Pernambucano da Religiosidade de Matriz Africana - CONVITE PARA O COMITÊ PRÓ FÓRUM





O FÓRUM NACIONAL DA RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA, foi criado na II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial ( II CONAPIR ), em cerimônia no Palácio do Planalto, sob coordenação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial ( SEPPIR ), pela necessidade de se discutir políticas públicas para as Religiões de Matrizes Africanas. O Fórum Nacional foi aprovado pelo Ministro Edson Santos, da Igualdade Racial. Para que o Fórum Nacional saia do papel é necessário que os estados iniciem as discussões. Até o momento, somente BA, RJ, SE e MG iniciaram as discussões.
O CEN/PE - Coletivo de Entidades Negras de Pernambuco, a Casa Xambá, o Ilê Iyá Ori Axé Ogê Lawô, o Kwé Cejá Sobô Adan, o Ilê Axé Osun Kemi, o Ilê Alá Obiketu Axé, o Ilê Oxum Gafunê, a Tenda Espírita Jesus, Maria e José, o Ilê Omoisu Oguian, o Centro Espirita Templo dos Deuses, o Templo Espirita Caboclo Rio Negro, o POLOAFRO - Pólo de Saúde e Saberes Afro Brasil, a Nação Maracatu Leão de Judá e a Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Deputado Paulo Rubens Santiago, dão o ponta pé inicial na construção do Fórum Pernambucano da Religiosidade de Matriz Africana, tendo a honra de lhe convidar para participar da I Reunião do Comitê Pró Forum
Por entender a urgência do assunto, o CEN/PE tem feito diversas articulações com as representações religiosas do Estado e interior para que este espaço democrático não fique apenas no papel.
Fora a Sociedade Civil, diversos representantes estão sendo convidados para a I Reunião do Comitê Pró Fórum, tais como a Assessoria de Direitos Humanos, OAB/PE, CEPPIR/PE, UFRPE, UFPE, entre outras representações.
Segundo a Coordenadora Estadual do CEN/PE, Lindacy Assis, " O fórum é um espaço público, não governamental e apartidário. Não existe e nem existirá um dono que conduzirá o processo. Toda a Sociedade é chamada a discutir, organizar e encaminhar as propostas e para que se conheçam a fundo as demandas da População de Religiosidade de Matriz Africana. Todos os representantes de terreiros estão convidados a fazer parte do Comitê Pró Fórum, não existem cadeiras exclusivas".
O encontro realizar-se-á proximo dia 21 de dezembro as 18:30 na sede do SINTEPE, Rua General Semeão 51, Boa Vista ( próximo a Universidade Catolica de Pernambuco ).

Publicado no endereço: http://forumpedematrizafricana.blogspot.com/


Contatos:

Comitê PRÓ FORUM

Babalorixá Marcelo Uchoa
Babalorixá do Ilê Iyá Ori Axé Ogê Lawô
Coordenador do POLOAFRO - Pólo de Saúde e Saberes Afrobrasil
Coordenador Estadual de Religiosidade do CEN/PE - Coletivo de Entidades Negras
Mediador do Curso de Cultura e Religiosidade Africana

Egbome Lourdinha de Oyá
Casa Xambá
Coordenador Estadual de Saúde do CEN/PE - Coletivo de Entidades Negras

Luciana Marins
Omorixá do Ilê Iyá Ori Axé Ogê Lawô
Coordenadora Estratégica para a Promoção da Igualdade do POLOAFRO - Pólo de Saúde e Saberes Afrobrasil

Lindacy Silva Assis
Bióloga Ambientalista
Coordenadora Estadual do CEN/PE - Coletivo de Entidades Negras
Membro da Articulação IST/AIDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons