quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Registrando: Aconteceu no último dia 27/11/2009, o Seminário Mulheres de Axé!



Aconteceu no 27/11/2009, o Seminário Mulheres de Axé , um novo olhar em uma parceria CEN - Prefeitura municipal de Bacabal - UEMA - KOINONIA, como parte dos eventos relativos aos 16 dias de ativismos da violência contra a mulher, campanha iniciada no dia 20 de novembro no Brasil, que teve como pontapé inicial no Município de Bacabal com o Seminário direcionado às mulheres de Axé em especial às mulheres Negras, seja ela das comunidades tradicionais ou urbanas.

A coordenadora estadual do Coletivo de Entidades Negras, Cristina Miranda, divulgou as ações do CEN no país , se sentiu satisfeita com a participação da sociedade civil e de acadêmicos do curso de pedagogia que pontuaram aspectos das palestra da assessora de projetos do KOINONIA, Sra. Ana gualberto, que discorreu sobre as leis que contemplam a religião de Matriz Africana e a Intolerância Religiosa no país.

A parceria da Secretária Jamille Suzart foi essencial na amostragem dos indicativos de violência contra a mulher e a relatividade das situações, em especial as mulheres de Axé, a Secretária anunciou o mapeamento dos terreiros em parceria com o CEN/MA para que seja feita a distribuição de mil cestas básicas às casas de culto afro religioso na região do Médio Mearim.

Ao finalizar o seminário, a professora Lindoracy Santos, que também é parceira do CEN/MA, proferiu explanação sobre a abordagem da emacipação das Mulheres Negras nos espaços públicos, estando presente também no evento a Secretária de Juventude, Dra Nathusa Chaves colocando-se a disposição para uma ação conjunta.

Causou grandiosa repercussão o I seminário Mulheres de Axé através de toda imprensa e dos convites para a execução das atividades em outros municípios.

Entre as participantes, estiveram participando das atividades, mulheres ilustres, como a vereadora Liduina Tavares, uma das grandes parceiras do CEN/MA, a Coordenadora LGBT do CEN/MA Janice Alves,a Coordenadora de religiosidade do CEN/Bacabal Mãe Gerusmar,a Coordenadora de Mulhres do CEN/MA Rita Castro e Dra.Luana Lustoza assessora jurídica da Sec. da Mulher que colaboraram para o sucesso do evento ao lado de Mães e Pais de Santo de diversos terreiros onde juntos pontuaram que é de suma importância a realização da implementação de políticas públicas para os segmentos envolvidos.


Cristina Miranda
Coordenadora do Coletivo de Entidades Negras - CEN/MA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons