quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CEN tem nova coordenadora nacional de religiosidade


O Coletivo de Entidades Negras, organização do Movimento Negro que tem entre seus temas (além da juventude, gênero e quilombos) a religiosidade de matriz africana decidiu convidar para coordenar suas atividades neste campo a Yalorixá Jaciara de Oxum, do Ilê Axé Abassá de Ogum. Mãe Jaciara é filhar carnal e herdeira espiritual de Mãe Gilda de Ogum que faleceu em Salvador em decorrência dos ataques feitos por intolerantes à sua religião.
Ao assumir a Coordenação Nacional de Religiosidade do CEN, Mãe Jaciara passa a ter sob sua responsabilidade a organização da II Caminhada Nacional Pela Vida e Liberdade Religiosa, prevista para ocorrer em novembro deste ano em Brasilia; a coordenação da Campanha Quem é de Axé diz que é! que será lançada em março deste ano no Rio de Janeiro e visa impactar o Censo de 2010 e conduzir os diálogos em torno das discussões referentes ao Forum Nacional de Religiosidade de Matriz Africana que foi criado durante a II Conferência Nacional da Igualdade Racial em Brasilia, no ano passado.
Mãe Jaciara, como o grande conjunto da coordenação do CEN é jovem, religiosa e absolutamente comprometida com o candomblé. É pessoa séria, respeitada que tem uma tragetória que vai além de sua triste tragédia pessoal. Mãe Jaciara transformou sua dor em luta e sua luta em defesa intransigente do direito à livre manifestação da fé do povo de matriz africana em nosso país.
Por todos estes predicados, não temos dúvidas em crer que Mãe Jaciara desempenhará excelente trabalho à frente da Coordenação Nacional de Religiosidade, quebrando animosidades, fortalecendo as parcerias, buscando ampliar as bases de nossa atuação institucional.
De nossa parte, como responsáveis pela gestão político-institucional do CEN, damos as boas vindas à Yá Jaciara e desejamos a ela tudo de bom, ao mesmo tempo em que nos colocamos como base de apoio para tudo que for necessário se fazer em prol do CEN e a favor do povo-de-santo.

Axé, Axé e Axé,

Marcio Alexandre M. Gualberto
Coordenador Nacional de Política Institucional do
Coletivo de Entidades Negras - CEN - www.cenbrasil.org.br
Editor do site: www.messina.com.br
Editor do blog Palavra Sinistra e da Rede Social Religiosidade Afro-Brasileira
Colunista de Afropress - Agência de Informação Multiétnica
Twitter: http://twitter.com/marciogualberto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons