sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Encontro na Bahia reuniu 200 lideranças religiosas de terreiro e SEPPIR

“É um orgulho que o Estado esteja à disposição do povo negro. Estamos avançando”, afirmou Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon, durante encontro entre o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e lideranças religiosas de comunidades tradicionais de terreiro, que ocorreu na segunda-feira (22), em Salvador (BA). O presidente da Sociedade Beneficente Santa Bárbara do Bate Folha, João Antônio dos Santos, também elogiou a iniciativa.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas no auditório da Biblioteca Pública para discutir ações para a melhoria da qualidade de vida e medidas voltadas para a proteção da liberdade religiosa das comunidades tradicionais de terreiro. “A reunião aqui é uma oportunidade de democratizarmos esse debate, que já ocorre no Governo”, disse o ministro.

O subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Alexandro Reis, ressaltou a importância da contribuição das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, para a formação do Brasil. Ele lembrou que o país tem uma dívida histórica, social e política para com esse segmento. Em seguida, explicou cada um dos itens do Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa e de Promoção de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiro (PNCT). “Estamos dialogando para que esse Plano seja aprovado em breve como mais um instrumento para combater a intolerância religiosa”, enfatizou o subsecretário.
O ministro acrescentou que o diálogo é essencial para que o Plano efetivamente possa beneficiar as comunidades tradicionais de terreiro. Edson Santos lembrou ainda que o PNCT não é da SEPPIR, mas da sociedade civil, e que o debate entre Secretaria e lideranças religiosas continua em outros estados.

O encontro na Bahia terminou com música. Uma das participantes iniciou e os demais continuaram cantando “um abraço negro, um sorriso negro, traz... felicidade”. Todos receberão por e-mail o texto do Plano para que possam fazer sugestões.

Comunicação Social da SEPPIR /PR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons