domingo, 21 de fevereiro de 2010

Liberdade religiosa é tema de encontro entre ministro e comunidades de terreiros da Bahia

Lideranças religiosas de matrizes africanas de Salvador (BA) têm um encontro marcado com o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, na segunda-feira (22). O objetivo é discutir ações para a melhoria da qualidade de vida das comunidades tradicionais de terreiro, além de medidas voltadas para a proteção da liberdade religiosa desse segmento. O encontro será às 17h, no auditório central da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris). O ministro estará acompanhado do subsecretário de Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Alexandro Reis.

O evento faz parte da série de encontros com o mesmo objetivo que o ministro realiza nos estados que possuem as maiores concentrações de casas religiosas de matrizes africanas. O primeiro deles ocorreu em Belo Horizonte (MG) e contou com a participação de mais de 150 lideranças religiosas. “Esse debate é uma abertura de canal para que possamos consolidar as diretrizes para o combate à discriminação das religiões de matrizes africanas”, afirmou o ministro na ocasião.

Ainda em Belo Horizonte, o ministro aproveitou para esclarecer os motivos que levaram a SEPPIR a adiar o lançamento do Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa e de Promoção de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiro (PNCT), previsto para ocorrer em 21 de janeiro: “A proposta até então colocada era ainda superficial e precisava ser aprofundada. Faltou o que estamos fazendo agora, o diálogo com as lideranças das religiões de matrizes africanas para a construção de uma ação do Estado para o apoio e proteção das comunidades tradicionais de terreiros”.

Os próximos estados a serem visitados serão Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.


Comunicação Social da SEPPIR /PR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons