terça-feira, 16 de março de 2010

Política de cotas nas universidades é defendida na AL

Na semana passada o Supremo Tribunal Federal realizou em 3 dias audiências públicas que procuraram debater a política de ações afirmativas para o acesso ao ensino superior depois de receber processo de motivação do partido Democratas sob alegação de inconstitucionalidade na adoção dessas ações afirmativas na Universidade de Brasília (UnB).

Participaram das audiências representantes do Ministério da Educação, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Funai, Ipea, Comissão de Constituição e Justiça do Senado, representantes do movimento negro e a sociedade civil.

O deputado Bira Corôa apresentou no plenário da Assembleia Legislativa pronunciamento em defesa das políticas afirmativas de cotas.

Segundo Bira Corôa o descumprimento das políticas de cotas será um retrocesso a uma conquista assegurada pelos movimentos populares, representada pelos que defendem uma sociedade igualitária.

“Uma política afirmativa e reparatória, que é direito dos estudantes oriundos das escolas públicas, na sua grande maioria negros, como eu, índios e pertencentes às comunidades e povos tradicionais para que possam chegar ao nível superior. O argumento que as cotas são uma política que discrimina é uma tentativa vazia de acobertar o que eles produziram ao longo da história do nosso país. Posso citar uma relação de leis que foram aplicadas no nosso Brasil nos seus pouco mais de 500 anos, que discriminaram os negros, negras, índios e outras comunidades tradicionais”, pontuou o deputado.

Bira Corôa ainda destaca que esta posição do DEM comprova mais uma vez o seu caráter de um partido que defende a elite dominante do país contra a maioria de sua população, negra e feminina.

“Em um ano eleitoral eles escancaram todo seu preconceito, reforçando o que um dos seus dirigentes há pouco tempo verbalizou, que iria “acabar com esta raça...”, se referindo ao nosso partido e a nossa classe”, concluiu Bira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons