segunda-feira, 12 de abril de 2010

Congresso da ONU sobre justiça criminal em Salvador


Evento reúne mais de 3 mil participantes de 120 países e terá painéis de discussão, oficinas específicas e reuniões promovidas por organizações não governamentais; congresso acontece entre 12 e 19 de abril na Bahia.

Romeu Tuma Jr.

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

Começa nesta segunda-feira em Salvador, na Bahia, o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que deve reunir mais de 3 mil participantes de 120 países.

O evento, realizado pela ONU a cada cinco anos, foi organizado pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, Unodc, em parceira com o Ministério da Justiça do Brasil.

Tema

Sob o tema 'Estratégias Globais para Desafios Globais: a Prevenção do Crime e o Desenvolvimento dos Sistemas de Justiça Criminal em um Mundo em Transformação', o congresso terá painéis de discussão, oficinas específicas e reuniões promovidas por organizações não governamentais.

Um dos objetivos é debater a necessidade de sociedades seguras e justas como pré-requisito para o desenvolvimento e implementação das Metas do Milênio, como disse à Rádio ONU, de Salvador, o Secretário Nacional de Justiça do Brasil, Romeu Tuma Junior.

"E que a gente busque novos caminhos para facilitar uma cooperação internacional especialmente no sentido de se derrubar as barreiras físicas e impedir que essas barreiras possam servir de trincheira para a impunidade", afirmou.

Ministros

A agenda inclui ainda discussões sobre a infância, juventude e crime, terrorismo, prevenção da criminalidade, tráfico de migrantes e de pessoas, lavagem de dinheiro, crime cibernético, cooperação internacional e violência contra migrantes e famílias.

Um segmento de alto nível com presença esperada de 25 ministros de Estado será realizado nos últimos três dias. O evento acontece entre 12 e 19 de abril

Uma declaração final, resultante da agenda principal, será submetida à Comissão das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, em sessão que acontece em Viena, na Áustria, em maio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons