sábado, 3 de abril de 2010

No Censo 2010, questionário até pela internet

Publicado em Fevereiro de 2010.

Na inauguração da versão informatizada do Censo Demográfico do Brasil, os brasileiros poderão preencher o questionário do IBGE pela internet. A novidade no Censo 2010, porém, não será um procedimento padrão, mas usado apenas se houver dificuldades para a realização da tradicional entrevista pelos recenseadores.

Nesse caso, o entrevistado receberá uma senha eletrônica, chamada de eticket, com validade de dez dias, a partir da qual terá acesso ao questionário no site do Censo 2010.

Caso não responda no prazo, a senha vai expirar e o recenseador voltará a procurá-lo.

Ontem, o IBGE revelou novos detalhes sobre a pesquisa, que visitará aproximadamente 58 milhões de domicílios a partir de agosto, nos 5.565 municípios do país, para conhecer os mais de 190 milhões de brasileiros. A pesquisa está orçada em R$ 1,6 bilhão. Pelo menos 70% desse valor serão gastos com os 230 mil trabalhadores envolvidos no processo.

A expectativa é que a coleta seja encerrada até outubro e os primeiros resultados divulgados em dezembro deste ano, graças à informatização da pesquisa.

— Antes, só na digitação nós levávamos seis meses — diz a coordenadora do Censo 2010, Maria Vilma Sales Garcia.

IBGE vai enviar carta com foto de recenseadores Os primeiros dados a serem divulgados dizem respeito à demografia do país, como a distribuição da população entre homens e mulheres e a quantidade de pessoas que moram em áreas urbanas ou rurais, por município.

Para driblar as dificuldades no acesso aos condomínios de classes média e alta, comuns durante o censo, o IBGE vai enviar cartas de apresentação com as fotos dos recenseadores.

Caso a dúvida persista, os entrevistados poderão conferir a carteira de identidade e o crachá de identificação do pesquisador, além de ligar para o telefone 0800 721 81 81 para confirmar as informações.

O censo é realizado de dez em dez anos — sua última edição foi em 2000. Não houve porém um Censo 1990, devido à crise econômica que se abateu no país após o Plano Collor 2. A pesquisa só foi feita no ano seguinte

Fonte: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/2/27/no-censo-2010-questionario-ate-pela-internet/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons