quinta-feira, 15 de abril de 2010

Reunião entre Deputado, Secretário Nacional de Justiça e líderes religiosos debateram pontos para o combate ao crime contra terreiros


O Deputado Bira Corôa esteve no 12º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal no Centro de Convenções. Em reunião com o Secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Jr e líderes religiosos de matriz africana, o deputado abriu discussão sobre a violência de traficantes contra centros de candomblé, a exemplo do caso ocorrido na localidade de fazenda coutos, onde um religioso foi morto e 43 famílias expulsas.

Foi solicitado do Secretário Nacional de Justiça estratégias para a solução da situação e um apoio para acomodação adequada para as famílias que tiveram que deixar seus lares. Segundo o Deputado, os centros reservados para prática da religião são pontos estratégicos para o tráfico de drogas, que funcionam como um quartel general. Outro fato apontado foi à questão dos trabalhos de resgate de jovens dependentes químicos, como grande ameaça ao narcotráfico.

Ainda de acordo com Bira Corôa, existem terreiros centenários na Bahia e se não tomarmos conhecimento do que está acontecendo e não procurarmos medidas para solução da violência nestes locais, os traficantes terão domínio dos grandes centros cerceando o direito a vida e a manifestação religiosa.

Diversas denúncias já foram encaminhadas ao Ministério Público, inclusive a de intolerância religiosa, de acordo com o advogado Sérgio São Bernardo. Romeu Tuma Jr. mostrou interesse na busca de soluções dizendo que o objetivo maior neste caso, é a reintegração das pessoas para as suas localidades e a prisão imediata dos criminosos, também declarou que é necessário que exista uma capacitação policial com conhecimento em direitos humanos, igualdade racial e combate a intolerância, para que este possa agir de acordo com a situação adotando as melhores medidas.

Ao fim da reunião o Secretário Romeu Tuma recebeu de uma das líderes religiosas uma conta de oxóssi, seguido de cântico do referido orixá, uma conta de Oxossi. Após receber o presente o secretário declarou sentir-se então mais protegido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons