terça-feira, 22 de junho de 2010

Marcelo Sereno: Um estatuto mestiço



Rio - O estádio Moses Mabhida, em Durban, um dos palcos da Copa da África do Sul, ostenta um novo estatuto racial de que os sul-africanos, se não por política, parecem se orgulhar. Um gigantesco arco corta diametralmente a arena, começando bipartido e se encontra bem acima do centro da circunferência. A arquitetura da construção quer dizer para o mundo inteiro que o país, antes divido pelo apartheid, hoje se sente unido.

O exemplo que vem do outro lado do oceano é visto por nós como uma realidade distante e inimaginável. Mas o feito sul-africano deve ser visto com mais cuidado. No Brasil, até o racismo é branco, ou seja, retirado de importância.

É senso comum dizer que somos um país alegre, cortês, gentil. E o preço da boa fama é deixar sob o tapete, acreditando que nada pode ser tão ruim se todos parecem tão satisfeitos.

A aprovação no Senado do Estatuto da Igualdade Racial na semana passada pode ser um largo passo em direção a um caminho que deixa de ignorar a realidade social, assume os erros do passado e tenta corrigi-los, a exemplo do que fez a África do Sul.

O texto ainda peca, porém, por um quinhão de covardia, a mesma que definiu as políticas raciais anteriores ao governo do PT. É engano lamentável defender cotas sociais e se privar de assumir a necessidade das raciais. O país precisa se reparar dos 350 anos de escravidão

É o que tem feito o presidente Lula. São várias frentes de tentativa de diminuir a desigualdade racial, entre as quais podemos citar uma bastante simbólica: a inclusão de estudos africanos no currículo escolar.

A supressão dos trechos sobre programas de ação afirmativa em universidades federais e políticas de saúde para negros vai cobrar seu preço ao País, que vai continuar negando sua dívida. Não aprendemos nada com a lição da África do Sul.

Fonte: O Dia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons