segunda-feira, 7 de junho de 2010

Veto à João Jorge na Bahia torna música de Michael profética

Salvador - O presidente do Grupo Olodum e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), João Jorge Rodrigues, 53 anos, disse que não aceitará a manobra da direção do Partido Verde da Bahia, que pretende transferir para a convenção do Partido prevista para o final deste mês, a decisão sobre sua candidatura ao Senado.

A manobra da direção partidária tem como objetivo esconder a decisão já tomada pela cúpula de negar a legenda que pleiteia para disputar o Senado, mesmo com o partido dispondo de duas vagas. O presidente do PV, Edson Duarte e o candidato a governador Luiz Basuma, resolveram tratar o Partido como propriedade particular e vetar a candidatura de João Jorge. Duarte será o candidato único ao Senado.

Veto

O presidente do Olodum disse que ainda espera uma decisão oficial, especialmente depois de ter conversado com a presidenciável do Partido, Marina Silva, quando da visita da senadora à Salvador, no mês passado.

Ele já disse que não aceitará passivamente a decisão de excluí-lo. Em março, em entrevista a Afropress, o presidente do Olodum, havia anunciado a candidatura como expressão de um projeto nacional de união política dos negros e dos setores anti-racistas da sociedade, visando o aprofundamento da democracia no país.

Segundo João Jorge, não se pode falar em democracia verdadeira no Brasil, enquanto a maioria da população – que é negra – continuar excluída dos direitos básicos da cidadania, como trabalho, educação, moradia e que o Movimento Negro brasileiro precisa assumir uma atitude ativa e altiva e passar a influenciar a pauta política do país, pressionando por mudanças efetivas.

Michael e o Olodum

O veto ao presidente do Olodum está fazendo com lideranças negras baianas lembrem o clip gravado pelo Rei do Pop, Michael Jackson, como profético. No dia 11 de fevereiro de 1.996, Michael gravou com o Olodum, no Pelourinho, o clip "They don"t care about us" (Eles não ligam prá gente). Veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=45d3o1aOb2k

O próprio João Jorge, que acompanhou Michael durante a gravação lembrou o episódio quando da morte do cantor no ano passado. "Ele foi um grande representante afro-americano muito importante. Ele fez um trabalho incrível e se tornou uma lenda", disse Rodrigues.

“Colocamos cerca de 215 percussionistas para tocar com ele. Antes, o grupo já tinha tocado com o Paul Simon e daí falamos com o Spyke Lee para gravar com ele também", acrescentou.

O refrão da música diz: "Tudo o que eu quero dizer é que/Eles realmente não ligam prá gente”. O clip foi assistido por mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo.
Fonte: Afropress

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons