sábado, 21 de agosto de 2010

Uma viagem do jongo ao samba nas ruas do Rio

Diferentes matizes sonoras celebram 22 anos da Fundação Palmares
Por Sal Freire

Pedra do Sal. Tombada em 20 de novembro de 1984, Dia Nacional da Consciência Negra, pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). É neste sítio histórico, localizado aos pés do Morro da Conceição, no coração do bairro carioca da Saúde, que o Centro Cultural Cartola brindará, neste domingo (22), o público da Cidade Maravilhosa com um não menos maravilhoso encontro-show musical.

Samba Carioca. Instituído Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2007, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É com este ritmo, reverenciado em todo o País e mundialmente consagrado, que começa o festivo ritual para celebrar o encontro da Velha Guarda da Mangueira e do Império Serrano, com o convidado de honra da solenidade, matriz poderosa do samba do Rio: o tradicional jongo do Pinheiral.

E a confluência de personagens, ritmos e sons não param por aí. Para exaltar ainda mais esta afroliturgia, surgem na roda as baianas do jongo, do santo e do samba, colorindo, com suas saias rodadas, a memorável Pedra do Sal. O projeto Do jongo ao samba é uma iniciativa cultural simbólica do Rio de Janeiro, que pretende enfatizar dois dos seus mais relevantes patrimônios culturais: a Pedra do Sal e o Samba, em sua ancestralidade.

A louvação começa com exibição do vídeo Matrizes do Samba no Rio de Janeiro e degustação de quitutes dos ricos tabuleiros da culinária afro-brasileira; vai para o encontro musical; e, para fechar a cerimônia, segue o cortejo, com as baianas em seus trajes típicos, sua dança e sorrisos; os músicos com seus sons e instrumentos; e o respeitável público, com a certeza de que, ao menos pela arte que aqui se preserva e se cria, vale a pena ser brasileiro!

Do jongo ao samba, elaborado para ser uma genuína e ilustre festa popular, foi um dos seis projetos vencedores do Edital 22 anos da Palmares, que privilegiou, em sua seleção, os trabalhos que apresentaram um diálogo cultural com outras formas de expressões artísticas.

SERVIÇO
Data: 22 de agosto
Local: Rua Sacadura Cabral, 154 (The Week), com cortejo para a Pedra do Sal
Horário: a partir das 14h
Entrada franca: confirmar presença pelo e-mail aniversariopalmares.rj@gmail.com


Fonte: www.palmares.gov.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons