domingo, 3 de outubro de 2010

Para quem está no Rio de Janeiro, a pedida, obviamente depois de cumprir com as obrigações cívis, é o Festival do Rio!



Intrépida Trupe - Será Que o Tempo Realmente Passa? - Sinopse: Às vésperas de completar 25 anos, a Intrépida Trupe faz um breve mergulho na sua história. Grupo que revolucionou as artes cênicas no Brasil, criado por artistas da dança, teatro, música e artes plásticas, que tinham em comum a paixão pelo circo.

Na terra da liberdade - Sinopse: Na prisão de Angola, em Louisiana, Woodfox Albert, Herman Wallace e Robert King, que ficaram conhecidos como Angola 3, estão há décadas confinados na solitária. Por serem integrantes dos Panteras Negras e lutarem contra a segregação e a escravidão sexual dentro do sistema penitenciário, em 1972, os três foram apontados como responsáveis por uma rebelião que culminou com a morte de um guarda, e condenados por um júri composto apenas por brancos. King foi libertado em 2001, após 31 anos na solitária, e luta agora pela liberdade dos companheiros, confinados há 40 anos. Narrado por Samuel L. Jackson.

Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano - Sinopse: O filme traça um rico panorama da Música Popular Brasileira dos anos 60 e 70, através do revolucionário e inovador grupo musical Novos Baianos. Particularmente, trata da influência de João Gilberto sobre os rumos musicais do grupo. Temas como contracultura, carnaval do Brasil, cinema, tropicalismo, ditadura militar, dentre outros, circulam em torno das vivências do grupo, trazendo importantes reflexões para a compreensão da cultura contemporânea no Brasil. Prêmio Especial do Júri e Prêmio do Júri Popular no Festival de Brasília 2009.

É Candeia - Sinopse: O sambista Candeia faleceu em 1978 com apenas 43 anos. Deixou uma obra riquíssima: partido alto, jongo e samba-enredo. Representante da tradição afro-brasileira, era um compositor de melodias sofisticadas e letrista apurado. Sua luta pela afirmação dos negros atravessa diversas gerações. Em 2008, o premiado musical É Samba na Veia, É Candeia homenageou sua vida e obra. Acompanhando os ensaios e apresentações da peça, o documentário É Candeia revela a música e trajetória do compositor, bem como a relação dos atores com sua herança.

Escravos dos Santos - Sinopse: No Rio de Janeiro, entre praticantes das religiões afro-brasileiras umbanda e candomblé, é comum a devoção a um grupo de espíritos rebeldes conhecidos como exus e pombas-giras. Tratam-se de entidades controversas, geralmente associadas com magia negra. O olhar etnográfico registra a relação dos praticantes destas religiões com tais entidades.
Comentários de quem já viu sobre o filme...

"Os Exús e as Pomba-giras são o tema central do documentário "Slaves of the Saints" ou em seu "idioma original", Escravos dos Santos. Idioma Original porque a diretora e pesquisadora americana Kelly E. Hayes o realizou inteiramente no Rio de Janeiro, concentrando-se em duas "mães-de-santo" e como seus terreiros se relacionam com o "povo de rua"..." Clique aqui para ler na íntegra.

Clems Jr. é cineasta, professor de vídeo e animação, designer





Os filmes listados acima, são filmes que despertaram a minha atenção para o dia de hoje, entretanto há uma infinidade de filmes interessantes rolando hoje, bem como ao longo da semana. Para ter acesso a Programação completa, acesse aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons