sábado, 9 de outubro de 2010

Paula Lima: A Diva do Balanço


Quem vê Paula Lima na bancada de jurados do programa “Ídolos”, da Rede Record, fica curioso para conhecer a trajetória desta cantora brasileira tão exuberante. Nada mais natural, afinal, seriedade e paixão pela música a acompanham desde a infância. Aos três anos, Paula já acordava cantando. “Dos sete aos 17 anos, estudei piano erudito e sempre comandei as festinhas da família”, conta ela que, ao conhecer o portal REVISTA AFRO.COM, enfatiza: “Quanto mais informação e amplitude sobre o assunto melhor para todos, independentemente de cor”.

Dona de uma voz marcante e aveludada, a história desta paulistana não poderia ser diferente, mas olha que ela quase vira promotora, já que é formada em direito. O primeiro trabalho solo, “É Isso Aí”, de 2001, ganhou destaque nas rádios com a faixa homônima, tornando-se sua marca registrada: samba, passando pela bossa, soul, jazz, MPB e rock. “A repercussão foi tão positiva que rendeu uma indicação ao Prêmio Multishow, na categoria Revelação”, lembra.

A partir daí os álbuns que vieram deixaram claro que o talento de Paula é concreto e real. Nos versos da composição de Jorge Benjor, que falam “…no meu guarda-chuva não te levo mais…”, veio a consagração como Diva do Swing, Diva do Balanço! Paula Lima integrou bandas como Unidade Móvel e Unidade Bop (ao lado de Will Robson e Eugenio Lima), Grêmio Recreativo Amigos do Samba-Rock, Funk e Soul (Skowa) – quando teve seu primeiro contato com o mestre Jorge Benjor, participando da gravação do álbum “23″, nas faixas “Princesa” e “Engenho de Dentro” – Zomba e Funk Como Le Gusta.

O mix de sua experiência musical resultou no lançamento, em 2009, do CD e DVD “Sambachic”, pela gravadora IRecords/Warner Music Vision. “A idéia surgiu de levar aos palcos minhas canções, somadas com as de grandes mestres do samba, com arranjos novos e contemporâneos”, explica. As composições contam com o talento de Jorge Benjor, Seu Jorge, Ana Carolina, Mart´nalia, Zélia Duncan, Arlindo Cruz, entre outros. As participações de Seu Jorge, Toni Garrido e Dona Ivone Lara completam o time de peso.

Com apresentações no Brasil e no exterior, Paula fez uma turnê, no final de 2009, no Japão. “É apaixonante e desafiador cantar para um novo e inédito público. E é delirante, emocionante, sentir a reação deste ao se envolver com a música brasileira contemporânea”, declara.

Um novo desafio para Paula está sendo interpretar a protagonista de “CATS”, o segundo musical mais visto do mundo, que trouxe diretores e parte da equipe da Broadway para a montagem brasileira. O destaque fica com a protagonista Grazibella, personagem de Paula, que tem seu auge cantando “Memory”. A peça está em cartaz em São Paulo, já com temporada prolongada, e estréia em outubro no Rio de Janeiro.

E, como não poderíamos deixar de citar, a diva ainda acha tempo para integrar a banca de jurados do programa “Ídolos”, dos criadores do “American Idol”, da Frementale em parceria com a Rede Record, e, de forma muito peculiar, dá seu veredito. “É um tremendo prazer participar de um programa verdadeiramente musical, interessante, ouvir novas vozes, conceitos e somar para a música popular brasileira.”

Para completar, Paula está na trilha da novela “Ribeirão do Tempo”, também da Record, com a música “Ela é a Tal”, presente dos compositores Zeca Baleiro e Lúcia Santos, que é tema da protagonista Arminda, personagem de Bianca Rinaldi.

Vaidosa dentro da normalidade, como ela mesma diz, Paula gosta de se sentir bem: “Faço limpeza de pele uma vez por mês, tomo diariamente iogurte desnatado, faço ginástica quatro vezes por semana e vou começar a fazer drenagem linfática e aulas de jazz. Eu só quero mesmo é ser saudável e feliz”.

E, mesmo neste ritmo, Paula não para. Ela vai lançar o seu próximo trabalho no final deste ano. Portanto, preparem-se para cair logo,logo no balanço com a diva novamente.

Reportagem: Cida Farias
Fotos: Divulgação / Assessoria Márcia Stival

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons