sábado, 27 de novembro de 2010

Lançamento da cartilha lotou o auditório do MP

No lançamento da cartilha de cotas raciais, evento que lotou o auditório do Ministério Público do Estado, o professor Jorge Portugal, um dos palestrantes, sugeriu que o instrumento que servirá de suporte principalmente para a classe estudantil,seja reproduzido maciçamente. “Temos que fazer desta cartilha um manual de construção do futuro”, ressaltou o educador.

De acordo com o secretário da Reparação, Ailton Ferreira, a cartilha é muito didática, e vai perfeitamente atingir o objetivo que é esclarecer e agregar conhecimento aos estudantes afrodescendentes, quanto aos seus direitos, enquanto for necessário brigar para conquistá-los. “O sistema de cotas não é política de coitadinho, é o veículo utilizado para podermos equilibrar. Assim como as cotas, aSecretaria também tem um prazo para existir. Quando não precisarmos mais de reparação, não fará sentido termos uma secretaria para esse fim”.

Para o subsecretário da Reparação Edmilson Sales, a cartilha tem significado muito importante, pois impede que a juventude tome caminhos sem volta. “Essa cartilha vai evitar que nossos jovens sejam jogados no ‘Navio Negreiro’ de Mata Escura –o gestor se refere à Penitenciária Lemos de Brito – e vai livrar também muitos pais de famílias de buscarem seus filhos no ‘Navio Negreiro’ do Nina Rodrigues. Queremos com esta cartilha que as mães em vez do atestado de óbito, busquem na companhia dos filhos busquem o diploma numa universidade pública”, concluiu Sales.

Conforme o promotor de Justiça, Almiro Sena, que também proferiu palestra no evento ocorrido na tarde da última quinta-feira, o manual que esclarece todos os questionamentos que permeiam o sistema de cotas, intensamente criticado por diversos segmentos, significa para todos nós o essencial das ações afirmativas.“Reitero as palavras do secretário, agora, vocês terão subsídios para argumentar, esta cartilha é um complemento para o entendimento mais profundo”, assinalou o promotor.

Fonte: SEMUR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons