domingo, 21 de novembro de 2010

No dia da Consciência Negra os temas Racismo e Educação foram discutidos com alunos de direito da Faculdade São Salvador


No dia da consciência negra, o deputado estadual Bira Corôa participou do Seminário Racismo e Educação na Faculdade São Salvador junto com o Professor Vanderlino Lima, e a Desembargadora Drª Luislinda Valois. O evento ocorrido na manhã de sábado (20) debateu com os alunos de direito, o negro no mercado de trabalho, o negro e os três poderes e as políticas públicas étnico raciais na Bahia.

O professor Vanderlino Lima apresentou uma verdadeira aula de história e sociologia situando o negro na sociedade desde a escravidão aos dias de hoje pontuando as poucas oportunidades vivenciadas pelo povo negro no Brasil elitista. A Drª Luislinda Valois pautou seu discurso no tema o negro e os três poderes, porém também defendeu a manutenção das cotas reservadas a comunidade negra em caráter provisório. “Não queremos esmola, queremos os nossos direitos”, afirmou a Desembragadora.

O deputado Bira Corôa que ficou incumbido de palestrar sobe as políticas públicas étnico raciais e o papel da Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembléia Legislativa, a qual preside, abriu debate sobre a importância da aprovação do Estatuto Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Combate à intolerância religiosa e como a oposição conseguiu retaliar o atual Estatuto Racial Nacional.

“O Estatuto Nacional mesmo com as retaliações são conquistas que asseguram que os Estados invistam em ações para o povo negro”, disse Bira Corôa.

O deputado também lembrou do preconceito e intolerância religiosa ocorrido em Ilhéus com a invasão do Assentamento Dom Hélder Câmara quando a Yialorixá Bernadete de Souza foi agredida, torturada e presa por policiais Militares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons