terça-feira, 9 de novembro de 2010

Seminário discute o empoderamento de jovens lideranças negras



Formar e capacitar jovens lideranças negras para aumentar a participação ativa na sociedade. Este é um dos assuntos que estão em discussão no I Seminário Internacional de Jovens Lideranças Africanas e Afro-Brasileiras, no Museu da República, no Rio de Janeiro. O evento que acontece até 11 de novembro reúne cerca de 70 participantes ligados aos movimentos sociais e estudantis.

O programa Jovens Lideranças é uma iniciativa da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em parceria com a secretaria Nacional de Juventude, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e instituições governamentais de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Sudão.

Entre os objetivos específicos do seminário, está a proposta de construir espaços permanentes de formação e capacitação voltados para as áreas de: educação, participação social, advocacy por direitos, diálogo e aprendizagem intercultural e cooperação Brasil-África.

Na abertura da cerimônia, o ministro da Seppir, Eloi Ferreira Araujo destacou a importância do fortalecimento político entre os dois países e as novas oportunidades que se abrem com a implantação do Estatuto da Igualdade Racial, que passou a vigorar no último dia 20 de Outubro.

Para Ruth Cangela, do Ministério da Juventude e dos Desportos de Moçambique, 63% da população daquele país é formada por jovens, por isso, a sistematização de políticas públicas vem sendo trabalhada de maneira intensa, visando ao empoderamento dessa parcela da sociedade.

Por Comunicação Social da SEPPIR/PR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons