quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Trailer: Mulatas! Um tufão nos quadris



Estrelas anônimas da nossa maior festa, as mulatas são o emblema supremo do Carnaval. Ostentam, no passo impecável, a magia e sensualidade que hipnotizam a plateia e garantem a audiência planetária do espetáculo das escolas de samba do Rio. Muito além dos holofotes da folia e da brincadeira, suas trajetórias, paradoxalmente, conjugam melancolia, solidão e humor -- além, claro, do mais profundo amor pelo Carnaval. "Mulatas! Um tufão nos quadris" contará as histórias das personagens mais cobiçadas da avenida.

Os relatos montam um indispensável retrato do cotidiano de rainhas pagãs que enfrentam discriminação, assédios e carências as mais variadas com o jogo de cintura típico dos bambas. Permitem um mergulho profundo nos bastidores do maior show da Terra, muito além das fantasias que brilham na TV, numa de suas faces mais misteriosas: o chão das escolas de samba, garantia maior do vigor da festa, que cruza a passarela a vida inteira, sem que os admiradores da arte carnavalesca desconfiem da riqueza das suas histórias.

Descrição

Entrevistas com 13 mulatas de escolas de samba do Rio, de gerações diferentes, que ajudarão a compor um retrato da vida deste personagem fundamental da cultura popular.

Os relatos vão tratar do amor pelo Carnaval, a vida cotidiana, a relação com os homens, a divisão entre os papéis de mãe, esposa, filha, namorada, trabalhadora.

Além delas, três homens também serão entrevistados, com visões diferentes sobre o tema: Sérgio Cabral, pesquisador de Carnaval e arte popular, falará da importância histórica das mulatas e a consolidação de seu papel na festa; Alberico Campana, gerente da Plataforma (onde acontece o único show permanente de mulatas no Rio), contará a longa convivência com várias gerações de dançarinas carnavalescas; e Edson Marcos de Andrade, engenheiro que está no oitavo casamento com mulatas de Carnaval, dará a visão de um irremediável apaixonado.

O filme vai provar que as mulatas, agentes da alegria e da beleza, são, por vezes, personagens melancólicos, cheios de angústias e carências.

Imagens de algumas delas no ofício carnavalesco, vestidas com as fantasias que ajudam a despertar a paixão dos fãs que as assistem ao vivo na avenida ou pela TV.

Direção: Walmor Pamplona. Produção Executiva: Christoph Reisky. Roteiro: Aydano André Motta. Carioca Filmes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons