quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Enfrentando o Crack: Efeitos e Consequências - Vida social

O comprometimento da concentração e da memória em função do consumo do crack, a agressividade, muitas vezes associada ao uso da droga, assim como a fissura e a sensação de incapacidade física do usuário prejudicam a permanência na escola. “A comunidade escolar tem dificuldade em administrar esses comportamentos e o usuário também não consegue se adequar ao ritmo escolar”, afirma Raquel Barros, da ONG Lua Nova.

A perda progressiva das capacidades cognitivas e comportamentais também tem reflexos diretos na vida profissional do dependente de crack. Com baixa produtividade e dificuldade para estabelecer relacionamentos estáveis, a perda do emprego é uma consequência natural. “Uma pessoa que se sente desvalorizada, não consegue conhecer seu potencial e suas capacidades, muito dificilmente consegue manter sua produtividade ou investir nas suas potencialidades”, conclui Raquel.

É preciso apostar na reconstrução da rede social, não apenas para ajudar o dependente a superar os problemas decorrentes do uso do crack, mas também para ajudá-lo em sua reinserção social e reformulação de seu projeto de vida.

Confira no vídeo abaixo a avaliação de um especialista sobre as mudanças na vida social e familiar de dependentes da droga.




Fonte: http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/efeitos-e-consequencias/vida-social

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons