terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fortalecer Movimentos Sociais é a prioridade!


Recém-empossado deputado federal, em 1º de fevereiro deste ano, assumo o desafio de legislar tendo como uma das prioridades do mandato, o fortalecimento dos movimentos sociais. E com a responsabilidade de dar visibilidade às reivindicações dos trabalhadores no campo e das cidades, mas principalmente de segmentos sociais como os sem-terras, quilombolas, povos de terreiros e de religiões de matrizes africanas, mulheres, pescadores, entre outros que foram as bases da nossa eleição.

Os 132.999 votos que me permitiram chegar à Câmara Federal como um dos representantes dos movimentos sociais na Bahia, muito mais que o resultado de um bom desempenho nas urnas, significam que terei muito mais responsabilidades para fazer jus à confiança daqueles eleitores que me delegaram o poder de representá-los.

Os desafios serão imensos e constantes. Travaremos uma luta freqüente para fazer prevalecer na sociedade os direitos dos mais necessitados, lutando para que as políticas públicas sejam implantadas e fortalecidas realmente para os que mais precisam. E para tanto contaremos com a mobilização constante dos movimentos sociais e do acompanhamento das suas reivindicações.

Esta luta não se inicia agora, mas adquire um novo instrumento, que é o mandato federal, para fortalecer aquilo que sempre defendi em minha trajetória como militante do MST e PT, como deputado estadual e como Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia. As conquistas alcançadas, como a retirada de mais de 1 milhão de baianos da fome e da pobreza, só foram possíveis pelo diálogo produtivo que buscamos estabelecer com os movimentos sociais e com a sociedade civil organizada, colocando a Sedes como uma interlocutora dos segmentos mais vulneráveis com o Governo do Estado.

O nosso mandato é o resultado dessa luta, dessa mobilização, que reuniu sem-terras, povos indígenas, GLBT, estudantes, artistas, povos de terreiro e de religiões de matrizes africanas, num mesmo objetivo que é o de se fazerem representar junto ao Poder Público. O que faremos na Câmara Federal é dar visibilidade a esses segmentos sociais, que na maioria das vezes permanecem invisíveis na sociedade, só sendo lembrados quando se mobilizam na luta por seus direitos.

Temos a responsabilidade não apenas de sermos o intermediário junto aos governos federal, estadual e municipal, das suas reivindicações, mas sermos também os olhos e ouvidos nas suas lutas, assumindo papel de porta voz desses movimentos e um alicerce, não apenas em Brasília, mas também no nosso estado.

E como deputado federal, eleito com o apoio desses movimentos sociais, não somos apenas participantes desse processo de transformação, mas também construtores de uma nova realidade, cujo objetivo é fazermos não apenas uma Bahia e seus habitantes uma terra cada vez melhor, mas também um Brasil de direitos iguais para todos os brasileiros.

* Valmir Assunção é deputado federal do PT-BA e ex-secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, entre 2007 e 2010.

VALMIR ASSUNÇÃO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons