segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Secretaria da Justiça articula solução de conflito em Ilhéus

Em reunião realizada a última sexta-feira (18) entre o Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, os deputados estaduais Yulo Oiticica, Geraldo Simões e Ângela Sousa e o prefeito de Ilhéus Newton Lima, definiram-se algumas ações para buscar a construção de um diálogo para superar o clima de tensão hoje existente no Sul do Estado em razão da disputa de terras. Todos os participantes da reunião concordaram que é preciso encontrar soluções que possibilitem o fim dos conflitos entre agricultores e povos indígenas pelas terras reconhecidas como território tradicional pela Funai.

Foram definidas por consenso três ações. Uma das ações definidas é a visita ao Superior Tribunal Federal para pedir que seja agilizado o julgamento da demarcação das terras em Itaju do Colônia e Pau Brasil. Outra ação é a visita do secretário Almiro Sena, acompanhado dos deputados Yulo Oiticica, Geraldo Simões e Ângela Sousa ao município de Ilhéus para visitar os indígenas, os agricultores e em seguida reunir com representantes indicados pelos indígenas, representantes indicados pelos agricultores e com o prefeito Newton Lima para iniciar a construção do diálogo em torno dos pontos que possam ser aceitos pelos dois grupos para uma convivência pacífica.
As datas das duas visitas serão definidas pelo secretário Almiro Sena, na próxima semana, após contatos com representantes dos povos indígenas e agricultores. O secretário reafirmou que acredita na possibilidade de, respeitando os limites da lei, o estado democrático de direito e os direitos humanos, construir a paz e respeitar as vidas humanas que ficam em risco quando o conflito está acirrado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons