terça-feira, 19 de abril de 2011

Abdias Nascimento é internado no HSE

Rio O ex-senador da República e principal ícone vivo do Movimento Negro brasileiro, Abdias do Nascimento, 97 anos, está internado na Unidade Coronariana do Hospital dos Servidores, no Rio. Segundo os médicos que o atendem, sua condição é estável.

Sua mulher, a norte-americana, Elisa Larkin Nascimento, disse que as visitas não são muito aconselháveis “em função da situação dele” e de nessa unidade a visitação ser bastante restrita. “Agradecemos a quem doar sangue no HSE ou mesmo no Hemo Rio em nome dele”, afirmou Elisa.

Abdias nasceu em Franca, S. Paulo, em 1.914, e tem uma trajetória longa e produtiva em defesa da igualdade para a população negra brasileira, sendo o criador do Teatro Experimental do Negro, em 1.944.

Depois de voltar do exílio, em 1.978, entrou na vida política, onde se elegeu deputado Federal de 1.983 a 1.987, e senador da República, de 1.997 a 1999, pelo PDT. Foi um dos incentivadores da criação do Movimento Negro Unificado, em 1.978. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília e autor de vários livros, entre os quais "Sortilégio", "Dramas para Negros e Prólogo para Brancos" e "O Negro Revoltado".

Foi professor Benemérito da Universidade do Estado de Nova York e Doutor Honoris Causa também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Fonte: Afropress


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons