terça-feira, 19 de abril de 2011

I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana

A Associação de Ogãs de Londrina e Região realiza a I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana no dia 29 de abril (sexta-feira) no Anfiteatro do Centro de Assistência Social .

A cidade de Londrina e região tem aproximadamente 450 terreiros de candomblé e umbanda. O evento tem como propósito trazer a essa comunidade informações de quais são seus direitos e seus deveres perante a sociedade. Serão tratados temas como a legalização de um templo religioso, imunidade tributária do templo (IPTU, etc.), direitos e prerrogativas do sacerdócio, casamento religioso, culto e cerimônias, legislação sobre abate religioso de animais, noções de direito ambiental, precauções no recolhimento de pessoas, conforme determina a religião.

A Associação de Ogãs de Londrina e região é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 02 de feverero de 2009, localizada na VILA BRASIL - rua Uruguai/ esquina com Venezuela, nº 1656 . Atua com enfoque na preservação dos valores da religião de matriz africana, com ações em prol da comunidade de terreiro buscando orientar os babalorixás e yalorixás com relação a legalidade do funcionamento das casas. Integra o Fórum de Religiões de Matriz Africana do Paraná e faz parte do Centro de Tradições Afro-brasileira - CETRAB, entidade presente em 21 Estados e nos países Alemanhã, Uruguai, Argentina, Chile, Portugal e Argentina.

A Associação tem acompanhado as situações de preconceito que estão sujeitos os adeptos da religião. São inúmeros casos que ocorrem como desrespeito aos cultos, intolerância por parte de pessoas que desconhecem a religião, situações em escolas, entre outras. O ano de 2011 foi definido em assembleia das Nações Unidas - ONU, como ano da afrodescendência, vários países do mundo tem promovido ações em diferentes esferas, econômica, trabalho, religião, cultura pra que haja maior visibilidade e valorização da população negra, fazendo a promoção da igualdade racial e o combate do racismo. Esse evento tem como foco estar alinhado a proposta da ONU de promover o respeito à religião de matriz africana.

Com esse propósito entendemos que as necessidade de trabalhar as informações de direitos e deveres do povo de terreiro não devem se limitar apenas à comunidade do próprio terreiro, mas se estender à toda sociedade. Assim buscamos que todos conheçam e respeitem as religiões de matriz africana.

Link de Inscrição:



I OFICINA DE DIREITOS SACERDOTAIS

DIA 29 DE ABRIL DE 2011.

Local: ANFITEATRO DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (AVENIDA JK, 2896)


19:00 - APRESENTAÇÃO CULTURAL – LOUVAÇÃO AOS ORIXÁS

APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

“ATÉ OSALÁ VAI A GUERRA” (CARLOS PRONZATO E STEFANO BARBI CINTI)

OFICINA – DIREITOS SACERDOTAIS E RECONHECIMENTO DE  ENTIDADES RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA E AFRO-BRASILEIRAS.

AJEUM


REALIZAÇÃO:

ASSOCIAÇÃO DE OGÃS DE LONDRINA E REGIÃO E INSTITUTO CIDADANIA

INFORMAÇÕES:

OGÃN CARLINHOS - 43-91819263

OGÃN ROBSON - 43-91532906

Fonte:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons