terça-feira, 19 de abril de 2011

UNE reunirá mulheres e jovens negros

Salvador - A União Nacional dos Estudantes (UNE) sediará em Salvador, neste mês de abril e em maio, dois importantes encontros da entidade: entre os dias 21 e 24 de abril acontece o IV Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (IV EME UNE), espaço de auto-organização das mulheres estudantes e que tem chamada “Ô abre-alas que as mulheres vão passar”; entre os dias 20 e 22 de maio está previsto o III Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UNE (III ENUNE), espaço de discussão e formulação da juventude negra e movimentos sociais.

Os dois Encontros foram aprovados no 13º Conselho de Entidades de Base da UNE (CONEB), realizado no Rio de Janeiro, em janeiro deste ano.
 
As entidades estudantis baianas já estão se organizando para a recepção aos participantes dos dois Encontros e, fruto desta articulação. No último dia 22 de fevereiro aconteceu a reunião entre a UNE, UEB e DCE UFBA com a reitora da UFBA, Profª Dora Leal, em que foram encaminhadas demandas ligadas à infraa-estrutura e liberação do campus da Universidade para a realização das atividades.

“O compromisso firmado entre as entidades estudantis e a administração central da UFBA é fundamental para a realização plena destes encontros. O EME e ENUNE são encontros centrais para a UNE, já que organizam a formulação política das e dos estudantes sobre o combate ao machismo e o racismo”, afirma Joanna Paroli, diretora executiva da UNE.

Para Clédisson Jr., diretor de Combate ao Racismo da entidade, “a construção do III ENUNE na Bahia fortalece um ciclo virtuoso que o movimento estudantil brasileiro atravessa, além de ser um dos espaços de acúmulo para a juventude negra que está nas universidades brasileiras. Combater as diversas formas de opressão passa pelos espaços da universidade”.

A reitora disse que a UFBA está de braços abertos para a construção dos Encontros e que as contribuições oriundas das atividades serão apreendidas pela universidade. Ela acrescentou que o sonho de sua gerão é o "de uma sociedade sem opressões". "Podem contar conosco”, concluiu.

Fonte: Afropress

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons