quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bira Corôa defende posição em relação à reforma política durante seminário em Salvador


O deputado estadual Bira Corôa (PT) defendeu sua posição em relação a pontos abordados na proposta de reforma política durante o seminário “Reforma Política: onde entra a população negra?”, realizado na última quarta-feira (11).

Durante o evento, o deputado defendeu a importância de o financiamento de campanha ser através de verbas públicas, uma proposta que possibilita que lideranças oriundas de movimentos populares tenham condições de entrar no processo de disputa. “É a única maneira de garantir igualdade no processo de disputa”, pontuou.

Bira Corôa também falou sobre a proposta de lista fechada, considerada por ele mais uma tentativa de manter os movimentos sociais longe das disputas eleitorais, sobretudo pela forma como o processo está sendo conduzido, sem ouvir setores importantes da sociedade, e pela própria estrutura política partidária vigente. “Essa lista trata-se de uma forma perversa de mais uma vez nos distanciar das esferas de poder e do processo de disputa, de consolidação dos espaços democráticos. Se fosse por um processo de lista, com certeza nenhum desses mandatos que estão aqui na mesa não existiriam e eu não seria deputado estadual por dois mandatos, Gilmar e Moisés não seriam vereadores, e você (Luiz Alberto) não seria deputado federal”, argumentou Bira, referenciando os parlamentares negros e representantes das classes populares presentes no evento.

O deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) falou sobre sua Proposta de Emenda à Constituição, denominada de PEC das ‘Cadeiras Negras’, que visa, segundo o parlamentar, discutir um mecanismo de participação de homens negros e mulheres negras na lista fechada dos partidos políticos. “Nela, 30% das cadeiras da Câmara Federal seriam reservadas para negros: 15% para homens e 15% para mulheres”, informou.

Além dos deputados, estavam presentes os vereadores petistas Moisés Rocha e Gilmar Santiago. O seminário aconteceu no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.

Fonte:http://www.biracoroa.org/noticias_detalhe.asp?noticia_id=192

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons