terça-feira, 17 de maio de 2011

Comitê LGBT promove campanha de combate à homofobia

Durante o evento serão distribuídos cinco mil broches temáticos nos principais pontos culturais dos bairros: Rio Vermelho, Barra, Pituba, Itaigara, Imbuí e Paralela. Além debates e filmes que integram a programação da 4ª Mostra.

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Homofobia – 17 de maio – o Comitê Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos (LGBT) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com a Multi Planejamento Cultural, idealizadora da 4ª Mostra Possíveis Sexualidades, promovem uma campanha de enfrentamento à homofobia em Salvador a ocorrer entre os dias 17 e 24 de maio.
O 17 de maio ficou assim consagrado porque foi nesta data em 1990 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à saúde (CID). Para tanto, a data, será lembrada pelos integrantes do grupo de Lésbicas, Gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) e pessoas engajadas com a causa por meio de ações nas ruas em prol da diversidade, além dos debates e filmes que integram a programação da 4ª Mostra.

Durante oito dias, promotores do evento irão distribuir cinco mil broches temáticos nos principais pontos culturais dos seguintes bairros: Rio Vermelho, Barra, Pituba, Itaigara, Imbuí e Paralela. “Por expandir as ações para além do 17 de maio, a iniciativa ajuda a promover uma semana de combate à homofobia na cidade, mobilizando os baianos e chamando atenção para o tema por mais tempo”, explica Fernanda Bezerra, coordenadora geral da Mostra Possíveis Sexualidades.

A homofobia - ato de repulsa face às relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, se manifesta de diversas maneiras, e em sua forma mais grave resulta em ações de violência verbal e física, podendo levar até mesmo ao assassinato de LGBT. A iniciativa da campanha almeja promover a mobilização como uma característica de protesto e de denúncia, além de relembrar que a homossexualidade não é doença. No mundo inteiro, há um número crescente de atividades sendo realizadas na data por meio de diversas formas de campanhas de conscientização em busca de cessar as agressões contra os homossexuais.

4ª Mostra de possíveis sexualidades

A 4ª Mostra Possíveis Sexualidades será realizada de 24 a 29 de maio na Caixa Cultural, Instituto Cervantes e Circuito Saladearte. A programação do evento inclui a exibição de 35 filmes, encontros com diretores, debates, prêmios e o lançamento da cartilha “Homofobia. Um papo sério sobre sexualidade, sentimentos e respeito”, de autoria do ilustrador Luis Augusto Gouveia. A programação completa do evento está disponível no blog possiveissexualidades.wordpress.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons